Campanha para estimular repasse de parte do IR a entidades assistenciais
Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Fórum Permanente das Entidades Sociais de Paranavaí e do Sindicato dos Contabilistas se reuniram na manhã de ontem para discutir ações de mobilização da Campanha “Transforme sua contribuição em ação”, que busca estimular os contribuintes a destinarem parte do seu Imposto de Renda para serem investidos em programas sociais voltados a crianças e adolescentes no município.
“Só temos a agradecer a cada colaborador que fez suas doações no ano passado e especialmente aos contabilistas, que orientam seus clientes a contribuírem com os projetos sociais da nossa comunidade. Trabalhando junto, podemos dar um salto nas contribuições deste ano e fazer a diferença na vida de centenas de pessoas beneficiadas”, destacou a presidente do CMDCA, Luci Fernandes.
Para o chefe da Receita Federal em Paranavaí, Agnaldo Sartorelli, “o trabalho das entidades é muito digno e é uma alegria podermos contribuir com projetos da nossa comunidade, para a nossa comunidade. Até 2011, as doações só podiam ser feitas até o dia 31 de dezembro. No ano passada houve uma alteração na legislação e agora a destinação dos recursos ao FIA pode ser feita até o dia 30 de abril. Em 2012 tivemos um incremento de 80% nas doações por conta desta alteração”, explicou.
Sartorelli apontou ainda que, segundo um levantamento da Receita Federal, a estimativa é de que os contribuintes do município têm condições de recolher aproximadamente R$ 1,3 milhões em recursos dedutíveis do Imposto de Renda que podem ser destinados às entidades.
As pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto de renda devido ao FIA em sua declaração de ajuste anual do IRPF. Já as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real podem doar ao FIA até 1% do imposto apurado.
A diretora do Cecap, Líria Balestieri, destacou que “as entidades estão orgulhosas e agradecidas pelo trabalho que está sendo feito nesta parceria do Conselho com os contabilistas. A campanha só cresce e produz efeitos positivos se trabalharmos em rede; cada um faz sua parte e o resultado é fantástico. As portas das entidades estão abertas para todos os contribuintes que quiserem ver onde estão sendo aplicados os recursos do FIA e como eles estão fazendo diferença na vida de cada pessoa atendida no município”.
Entre os anos de 2011 e 2012 o Fundo dos Direitos da Infância e da Adolescência (FIA) de Paranavaí recebeu pouco mais de R$ 183 mil, que foram repassados às nove entidades inscritas no Conselho.
Saiba como contribuir
A pessoa física que for fazer sua própria declaração do Imposto de Renda e quiser contribuir com o Fundo deverá retirar uma guia (boleto) com os dados bancários e o n° do CNPJ junto à entidade que deseja ajudar. Outra opção é a pessoa destinar o valor diretamente ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, através do CNPJ 12.903.699/001-89 e guardar o comprovante do depósito.
No caso de pessoas jurídicas e daqueles que declaram o imposto através de serviço terceirizado, será o contabilista que deverá entrar em contato com as entidades para adquirir a guia com os dados.
Conheça as entidades inscritas no CMDCA:
Em Paranavaí nove entidades estão inscritas atualmente no Conselho e podem ser beneficiadas com os repasses dos contribuintes:
– Associação de Amigos da Pastoral da Criança (AAPAC)
– Associação Agente da Paz (AGEPAZ)
– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
– Associação de Portadores de Doenças Especiais (APDE)
– Associação de Moradores de Graciosa/Centro da Juventude (A.M.G.)
– Associação Vigilantes Mirins/Guarda-Mirim
– Centro de Atendimento Especial à Criança e Adolescente (CECAP)
– Comunidade Católica Emanuel
– Lar Escola das Meninas/Casa da Criança