Casos positivos de dengue sobem para 7.993
Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde mostrou que até sexta-feira os casos de dengue confirmados em 2013 somavam 7.993. Ao todo, foram realizadas 8.111 notificações de pacientes com sintomas da doença em Paranavaí, das quais apenas 118 tiveram resultados negativos.
Em janeiro, o número de pessoas que apresentaram sintomas da doença foi de 2.345, e os resultados positivos somaram 2.228. Em fevereiro, houve 5.032 notificações, e apenas um caso apresentou resultado negativo. Entre o dia 1º de março e a última sexta-feira, todas as 734 notificações foram positivadas.
O bairro com maior incidência de dengue neste mês foi o Jardim São Jorge, com 139 pessoas infectadas. Na Vila Operária foram registrados 123 casos.
O Jardim Ipê aparece como o terceiro bairro mais atingido pela epidemia, com 115 doentes. Em seguida está o Jardim Campo Belo, onde os casos de dengue somam 97.
No Jardim Maringá, 87; no Centro, 61; no Jardim Morumbi, 43; na Zona Leste, 33; no Distrito de Sumaré, 20; na Chácara Jaraguá, oito; em Graciosa, cinco; na zona rural, dois; e em Mandiocaba, um.
A título de comparação, consideramos apenas os nove primeiros dias de cada mês, para saber como está a progressão da epidemia de dengue em Paranavaí. Em janeiro, foram 262 notificações; em fevereiro, 1.501; em março, como citado anteriormente, 734.
O secretário de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, disse que apesar da visível queda numérica, é preciso continuar com as ações de prevenção e combate à dengue.
Aos moradores, fez o pedido para que não deixem nos quintais objetos que possam acumular água, tais como, latas, garrafas e pneus. Para os empresários, o secretário disse que precisam observar marquises, painéis e climatizadores.
Na avaliação de Souza, a tendência é que a incidência de casos da doença em Paranavaí comece a diminuir gradativamente, graças aos arrastões e mutirões de limpeza, ao trabalho dos agentes de combate a endemias e ao reforço na conscientização dos moradores com o início das aulas e as orientações repassadas aos alunos.