Sesc e Senac oferecem atividades em contraturno para estudantes de Paranavaí
O Sesc e o Senac de Paranavaí oferecem atividades em contraturno escolar para alunos de baixa renda. Além das aulas de reforço, os estudantes podem participar de oficinas culturais e artísticas e aprender diferentes profissões. Trata-se do Projeto Futuro Integral, uma iniciativa do Sistema Fecomércio voltada para jovens em situação de vulnerabilidade social.
O diretor do Sesc, Ubiratã Fernandes, explicou que as aulas são desenvolvidas a partir de métodos diferentes dos convencionais. Os alunos aprendem português e matemática, por exemplo, de forma prática, desenvolvendo projetos relacionados ao que fazem no dia a dia. A ideia é garantir aos estudantes com dificuldades de aprendizado a oportunidade de melhorar o desempenho escolar.
“Não é só assistir a mais uma aula”, disse a técnica de atividades do Sesc Tânia Mara Volpato. É fazer com que o aluno interaja com a comunidade onde vive, com a escola onde estuda, com a família. “O jovem se torna protagonista no meio em que vive”, destacou. De acordo com ela, o incentivo dos pais é fundamental para que os jovens obtenham resultados positivos dentro do projeto.
Uma das maneiras de tornar isso possível é preparar os estudantes para o mercado de trabalho. A técnica em Educação Profissionalizante do Senac Jocelina de Lima Pereira Lorençone ressaltou que existem diferentes áreas de atuação para que eles escolham aquelas com as quais mais se identificam.
As chances de sair do curso profissionalizante com emprego garantido são grandes. Técnica de relações com o mercado de trabalho, Maria Cristina Galvão Tada enfatizou que há vagas de emprego disponíveis em todos os setores, mas falta mão de obra qualificada. “Ajudamos o jovem a encontrar sua aptidão, para que escolha que profissão quer seguir”.
#IMG02O diretor do Sesc de Paranavaí destacou que ao serem capacitados para o trabalho, os jovens se sentem motivados a procurar empregos com que se identificam. Com isso, disse Fernandes, contribuem para a ampliação da renda familiar e assumem responsabilidades.
Mas o Projeto Futuro Integral não beneficia somente os estudantes. Os educadores também são contemplados com cursos de capacitação e formação continuada. Para os familiares, a chance de participarem das oficinas artísticas e culturais do Sesc e dos cursos profissionalizantes do Senac. Para a escola, a certeza de que os alunos terão melhor rendimento durante as aulas.
A iniciativa do Sistema Fecomércio tem o apoio do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí. Neste ano, está atendendo alunos das seguintes escolas estaduais: Dr. Marins Alves de Camargo, Enira Moraes Ribeiro, Adélia Rossi, Silvio Vidal, Curitiba e Unidade Polo. Podem participar estudantes a partir da oitava série.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Sesc (reforço escolar, atividades artísticas, culturais e esportivas) e no Senac (cursos profissionalizantes). Interessados devem apresentar RG e CPF para se inscrever. O Sesc está localizado na Rua Edson Martins, 1.760, próximo à Praça dos Pioneiros. A sede do Senac fica na Avenida Rio Grande do Norte, 1.240, no Centro.