Cacinpar pede união entre municípios do Noroeste

Na noite de quinta-feira, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Noroeste do Paraná (Cacinpar) realizou uma reunião com empresários, autoridades e lideranças de municípios de toda a região.
Em pauta, o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do comércio. O encontro foi na sede da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná (SRNP), onde acontece a 42ª ExpoParanavaí.
A presidente da Cacinpar, Eugênia Ceres Rauen Costa Monteiro, falou sobre o papel da entidade junto às Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) da região. Na opinião dela, é preciso que haja maior união dos empresários das cidades do Noroeste paranaense.
“A participação de todos em nossas reuniões permite que conheçamos a realidade de cada município, abre espaço para a troca de experiências e nos ajuda a pensar nas estratégias necessárias para a promoção do desenvolvimento regional”.
Para o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, “a Cacinpar é um instrumento muito poderoso” na construção de uma economia forte e consistente. Lorenzetti ratificou o discurso de Ceres sobre a necessidade de aproximação entre os municípios da região. “Uma cidade não cresce sozinha. O sucesso de uma reflete diretamente no sucesso de outra”.
O prefeito também falou sobre a importância dos três principais segmentos econômicos: indústria, comércio e agronegócio. Ele destacou que estão interligados e que os bons resultados de um setor tem influência sobre os outros. Nesse sentido, Lorenzetti disse que é fundamental que o comércio cresça em todos os municípios do Noroeste paranaense.
SEGURANÇA – Em sua manifestação durante a reunião da Cacinpar, o tenente-coronel Antônio Olímpio Ramires Lima, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, falou sobre o trabalho de combate ao crime e ao contrabando e de manutenção da segurança dos moradores.
Lima disse que o efetivo não é o ideal para garantir a cobertura necessária em todos os municípios da região, mas noticiou a vinda de 40 militares para reforçar o quadro de policiais do 8º Batalhão.
Na opinião do tenente-coronel, as parcerias com entidades de classe têm excelentes resultados, por isso, é preciso que as ACEs se aproximem da PM. Ele citou o exemplo de Paranavaí, onde o sistema de videomonitoramento foi implantado após uma ideia que surgiu dentro da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), quando o empresário João Roberto Viotto era o presidente.
#IMG02EDUCAÇÃO – O coordenador de Projetos Estratégicos do Gabinete da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Mário Antonello, prestigiou a reunião da Cacinpar. Na ocasião, falou sobre o Programa Bom Negócio Paraná, que forma e capacita empreendedores a partir de parceria com universidades e entidades de classe. Antonello sugeriu que as ACEs participem da iniciativa do Governo Estadual para que ajudem a promover o desenvolvimento do Paraná.
LIDERANÇAS – A reunião da Cacinpar também contou com a participação das seguintes lideranças e autoridades: deputado estadual Antônio Teruo Kato; prefeito de Alto Paraná, Cláudio Golemba, presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar); vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná, Antônio Varela; e presidentes e representantes de ACEs da região.