Paranavaí adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Cerca de 100 professores da rede municipal de ensino de Paranavaí participaram, quarta-feira (6), da primeira capacitação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Paranavaí está entre os mais de 90% dos municípios brasileiros que já aderiram ao programa do Governo Federal que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade.
As ações do pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizadas pelo Ministério da Educação e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
Segundo a supervisora da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do programa no município, Sônia Brum, aproximadamente 2.500 estudantes do ciclo da alfabetização (1º, 2º e 3º anos da educação básica) serão beneficiados pelo programa em Paranavaí.
“Neste primeiro encontro as professoras acompanharam uma apresentação e receberam informações relevantes sobre o projeto e demos início ao primeiro bloco de estudos que teve como tema a inclusão”, revelou Sônia.
De acordo com a coordenadora, os encontros serão realizados mensalmente e cada professor irá receber uma bolsa no valor de R$ 200,00 como forma de estimular a participação no projeto.
“Esses encontros mensais vão permitir que possamos rever a nossa estratégia de trabalho para alcançar o objetivo do programa, que é alfabetizar os estudantes até os 8 anos de idade. Além disso, vamos monitorar de perto todo esse trabalho para ter certeza que tudo que os professores estão apreendendo nos encontros está sendo aplicado em sala de aula”, declarou.
Segundo Sônia, o projeto terá duração de dois anos e já está programada uma avaliação dos estudantes para o final de 2014. “Estamos muito otimistas com esse projeto que traz uma dinâmica nova que vem agregar ao nosso trabalho. Paranavaí já evoluiu muito na questão da alfabetização, mas acreditamos que podemos avançar ainda mais”, completou.