Unespar promove seminário sobre gênero
Na próxima semana, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), câmpus de Paranavaí, promoverá o 3º Seminário sobre Gênero. Nesta edição, o tema principal será “Desafios de um contexto em retrocesso”. As atividades estão programadas para terça (12) e quarta-feira (13).
A avaliação da professora Maria Inez Marques, uma das organizadoras do evento, é que o momento exige debates amplos sobre a questão da violência de gênero. “Falamos em direitos humanos, mas temos números altos de homicídios de mulheres”.
De acordo com Maria Inez, esse cenário reflete os padrões machistas em que a sociedade brasileira está inserida, ou seja, a ideia de que homens são superiores às mulheres e que, portanto, têm direitos sobre elas.
Soma-se a essa realidade a falta de investimentos em políticas públicas de prevenção e de enfrentamento à violência contra mulheres. Segundo a professora, desde 2016 o Brasil vem perdendo investimentos e incentivos para a realização de debates sobre o tema junto à sociedade.
Nesse sentido, disse a professora Isabela Candeloro Campoi, que também está à frente da organização do seminário sobre gênero, a universidade precisa se posicionar e levar a discussão para a comunidade. Por isso, a programação do evento inclui debates abertos e apresentações de trabalhos acadêmicos.
A justificativa de Maria Inez é que a partir da proposição de atividades como essa, é possível transformar a realidade e alcançar condições mais justas e dignas para todas as mulheres, especialmente às que sofrem violência. “O processo é lento e gradativo. É um trabalho difícil, mas progressivo”.
ATIVIDADES – A programação do seminário sobre gênero inclui apresentações culturais, mesas de debate e apresentações de trabalhos científicos produzidos por acadêmicos, professores e profissionais de diferentes áreas de atuação, totalizando mais de 50 textos.
Na primeira noite do evento, a professora Eliane Rose Maio, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), falará sobre “Gênero e diversidade sexual: desafios de um contexto em retrocesso”. A palestra terá início às 21h30 e será finalizada com debate.
Na quarta-feira, o cronograma inclui mesa coordenada e sessão de comunicações orais durante o dia. À noite, mais uma mesa de debates abordando os seguintes assuntos: mulheres negras, lutas e desafios; invisibilidade lésbica e preconceito; transexualidade e transfobia; e mulheres na luta pela terra.
INSCRIÇÕES – Quem quiser certificado de participação no evento deverá fazer a inscrição no local. O custo, nesse caso, é R$ 10. Para os demais participantes que não precisarem do documento, não há custo.