Cristian venceu em São Paulo a Copa República

O ciclista Cristian Egidio da Rosa (25 anos) que começou os treinos na modalidade em Paranavaí no ano de 2003, venceu no domingo, 3, em São Paulo a Copa República de Ciclismo, considerada uma das mais importantes provas brasileiras.
Cristian disse “em 2003 os treinos eram mais por diversão, saíamos para pedalar e fazer trilhas. Com participação em algumas provas os resultados foram acontecendo, isso me incentivou a seguir pedalando. Por Paranavaí ganhei provas importantes de 2004 a 2007 sempre orientado pelo professor Josemar Richter. Fui em 2008 para Maringá e em 2009 para Cascavel integrar a equipe Data Ro de Ciclismo, onde continuo até hoje”.
Cristian já conquistou seis títulos brasileiros, como a Copa da República, Copa 1º de Maio, Circuito da Boa Vista e outras voltas importantes. Em fevereiro a equipe (integrada por 13 atletas, mas só correm de 6 a 8 por prova) de Cristian fez uma pré-temporada no Uruguai que muito lhe ajudou na última conquista. “Na Copa da República que teve a participação de 90 dos melhores ciclistas brasileiros (a Rede Globo transmitiu a prova) a nossa tática na prova no centro velho de São Paulo (próximo a Praça da República) foi bastante interessante, haviam muitas curvas o que e dificultava o pelotão a correr junto, então andamos em fila indiana, pois o ritmo era forte e era impossível passar mais de um ciclista na curva, isso nos ajudou pois andamos sempre na frente e sempre atacando, isso deixou os atletas que vinham atrás em dificuldade para a ultrapassagem no circuito de 2.500 metros por volta (total de 45 km, considerado pouco pelos ciclistas), o argentino Francisco Chamoa considerado o favorito e que liderou por bom tempo e que correu pela equipe de São José dos Campos, deu um vacilo, consegui surpreendê-lo fiz um sprit longo no final da prova e conquistei a primeira colocação com o tempo de 44m30s”.
A equipe Data Ro que tem como técnico Ernani Quadri Junior, deve participar de 15 a 17 de março em Barra Bonita, do Giro do Interior de São Paulo, depois a disputa será no Uruguai em prova que durará nove dias, serão 1.300 km
“A minha mais longa prova foi a Volta de São Paulo, com percurso de  260 km, foi muito sofrida, pois foi no início de minha carreira, confesso que foi bastante desgastante e dolorida, hoje me sinto melhor estou mais preparado fisicamente, se tivesse que enfrentar hoje seria sem problema. A prova durou 6h30, o líder chegou com 6h10. Hoje para ir e voltar a Maringá demoro aproximadamente 4h20”, falou Cristian.
Como todo atleta, a meta de Cristian também é a Olimpíada no Brasil em 2016, para tanto está se preparando, pois pretende participar das seletivas. Os treinos acontecem seis vezes por semana, intercalado por treinos em academia. Os destinos dos treinos (40 a 100 km) costumam ser por cidades próximas a Paranavaí (São Carlos do Ivaí, Amaporã, Maringá e outras).
A temporada vai até dezembro com cerca de 15 a 20 provas. A dificuldade segundo Cristian são as distâncias, provas no Nordeste, Sul, Centro Oeste, disse que é complicado a participação em todas, ele tem focado em provas próximas do Paraná.
“Ganhei a camisa de líder, isso é importante no Ciclismo e devo correr a próxima prova com ela. Sou especialista em provas na pista, mas já fui campeão em prova de estrada (Sub-23), a minha equipe corre mais estrada com voltas de grandes distâncias, na pista eu tenho uma qualidade boa, tanto na pista como na estrada tenho saído bem”, finalizou Cristian.
Sobre a ciclista Gabriela Yumi Marques, que participou com Cristian em Paranavaí de diversas provas, ele disse que ela é uma potência e tem futuro na Seleção Brasileira de Ciclismo. Gabriela atua por uma equipe de Maringá.