Mais uma vez lixo é descartado de forma irregular no Jardim Morumbi

No dia 19 de janeiro, o Diário do Noroeste publicou imagens impressionantes de um lixão a céu aberto na Rua Cosme Damiani Jacovozzi, próximo ao contorno parcial do Loteamento Chácaras José Leite, no Jardim Morumbi. Móveis e eletrodomésticos usados se misturavam ao lixo orgânico e a restos de animais mortos. Eram pelo menos 300 metros de resíduos espalhados ao longo da via.
Três dias após a publicação, um mutirão de limpeza foi realizado no local. A ação desenvolvida pela Prefeitura de Paranavaí, com o apoio de voluntários, fez parte da estratégia de combate à dengue, que tem contemplado diferentes bairros da cidade, inclusive a região central. Na ocasião, foram recolhidos pelo menos 10 caminhões basculantes de lixo. No dia 15 deste mês, o local recebeu nova limpeza.
Passado um mês desde o primeiro registro de imagens feito pelo jornalista do DN Chicão Soares, o fotógrafo Fabiano Fracarolli voltou ao local. Mais uma vez, o que encontrou foi um cenário de muito lixo doméstico, móveis e eletrodomésticos se acumulando ao longo da Rua Cosme Damiani Jacovozzi.
Vigilância – O diretor da Vigilância em Saúde (Visa), Décio Borges Monteiro, disse que além dos moradores, o descarte incorreto dos resíduos é feito por carroceiros que cobram para fazer o transporte dos entulhos, mas não dão a destinação devida. Por isso, Monteiro fez um apelo para que as pessoas se certifiquem de que os carroceiros jogarão o entulho em locais adequados.
Monteiro informou que fiscais da Secretaria de Meio Ambiente estarão nas ruas de Paranavaí para verificar se existem irregularidades. Caso flagrem um morador ou um carroceiro jogando lixo em local proibido, aplicarão multa.
Uma sugestão é que as pessoas de um bairro se reúnam e organizem mutirões de limpeza. Depois, comuniquem à Visa, para que seja recolhido. “Temos feito isso em alguns locais e está dando certo”, disse Monteiro.