Coordenadoria Estadual da Defesa Civil reforça combate à dengue em Paranavaí
A intenção é otimizar o controle do avanço da doença na cidade. Para isso, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil também fará parte do Comitê Gestor de Dengue, que tem tentado amenizar os efeitos da epidemia em Paranavaí. Na prática, o auxílio implicará em apontamentos de metas e estratégias de combate à doença. “A dengue precisa começar a regredir”, enfatizou o representante da Defesa Civil.
Outro fator positivo apontado por ele foi a possibilidade de a vinda da Defesa Civil para Paranavaí acelerar a disponibilização de recursos para as ações de combate à dengue, tais como a realização de mutirões de limpeza e a pulverização do veneno que mata o mosquito transmissor da doença.
Segundo o chefe operacional da Defesa Civil, o ponto crítico em que Paranavaí se encontra é resultado de uma soma de fatores, mas o principal problema está na falta de conscientização dos moradores, que continuam sem dar a destinação correta para o lixo. Ele referiu-se ao fato de haver muitos focos do mosquito da dengue nas residências e em estabelecimentos comerciais.
As declarações do capitão Romero Nunes da Silva Filho foram dadas durante uma entrevista coletiva à imprensa, na tarde de ontem. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde, a 14ª Regional de Saúde e a Santa Casa de Paranavaí também foram representadas.
PA amplia estrutura para pacientes com dengue
O grande número de pessoas com sintomas da dengue tem causado uma superlotação no Pronto Atendimento de Paranavaí. Para facilitar o processo de triagem dos pacientes e garantir mais conforto aos doentes, barracas com luz e materiais de higiene foram montadas no local. Caso seja necessário, serão utilizadas também para abrigar quem precisar receber soro.
O atendimento aos pacientes será feito por equipes da própria Secretaria Municipal de Saúde, que receberão o apoio de servidores de outros setores da Prefeitura de Paranavaí. Além disso, garantiu o secretário Agamenon Arruda de Souza, serão contratados técnicos de enfermagem para dar apoio ao trabalho realizado no PA. (RS)
Número de notificações chega a 2.716
Durante a entrevista coletiva de ontem, o secretário de Saúde de Paranavaí, Agamenon Arruda de Souza, apresentou números atualizados da dengue. Segundo ele, já são 2.716 notificações de casos da doença. Deste total, 889 tiveram resultados positivos, 115 foram negativados e o restante ainda aguarda exames laboratoriais.
Proporcionalmente, a estimativa de Souza é preocupante. Se não houver redução, o cálculo do secretário aponta para aproximadamente 2.280 casos confirmados da doença nos próximos dias.
A divisão de doentes por bairro foi anunciada da seguinte forma: 180 no Centro, 164 no Jardim Maringá, 73 no São Jorge, 48 no Campo Belo, 106 na Vila Operária, 109 no Jardim Ipê, nove no Distrito de Sumaré, um na Chácara Jaraguá, 66 na Zona Leste, 125 no Jardim Morumbi, um no Distrito de Piracema, dois em Mandiocaba, dois em Graciosa e três na zona rural. (RS)