“Paranavaí vive hoje a educação que o Brasil projeta para 2019”, diz Lorenzetti

Mais de 600 profissionais da rede municipal de ensino participaram ontem das atividades da 1ª Capacitação Pedagógica de 2013, organizada pela Secretaria Municipal de Educação.
Na abertura do evento, o prefeito Rogério Lorenzetti apontou que o município de Paranavaí vivencia uma realidade educacional mais desenvolvida do que o idealizado pelo Governo Federal.
“Paranavaí vive hoje a educação que o Brasil projeta para 2019. Prova disso é que nós já alcançamos a média 6,2 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira), uma marca que o país espera alcançar daqui a seis anos ainda. Na Educação Infantil, já garantimos vagas para todas as crianças no município, uma meta que o Brasil espera alcançar em 2016”.
E disse mais o prefeito: “Até o final deste ano, nós vamos atingir nosso objetivo de zerar o déficit de vagas nas creches de Paranavaí, um alvo que o país deseja alcançar em 2023. Vivemos uma educação do futuro. E se nós, como administração municipal, podemos comemorar estas conquistas, é graças as ações comprometidas de cada professor, diretor, orientador e profissional da educação em Paranavaí”.
O prefeito lembrou ainda que em Paranavaí a realidade do educação melhorou muito, com uma atenção especial à alimentação saudável na merenda escolar, com a oferta de material escolar gratuito, mochila, uniforme e uma qualidade de ensino de alto nível.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.
“Mas o mais importante que aconteceu nos últimos anos foi com relação à capacitação dos professores. Hoje são 700 horas de treinamento por ano, o que leva profissionais bem preparados e motivados para as salas de aula. Temos orgulho de apresentar nossos resultados. E quero reafirmar meu compromisso com a Educação em nossa cidade. Eu busco honrar a todos vocês com muito trabalho e dedicação. Em nossa gestão o professor sempre vai ter voz e vez, e onde eu estiver, vocês, educadores, sempre terão um defensor das suas causas”, concluiu Rogério.
BONS INDICADORES – A secretária de Educação, Cida Gonçalves, diz que Paranavaí tem muito o que comemorar na área de educação.
“Tivemos avanços em todos os indicadores, como a alfabetização na Educação Infantil, as maratonas de Matemática, a Provinha Brasil, o IDEB. Além disso, tivemos duas grandes conquistas para a classe, que foi a implantação da hora atividade de 33% e o reajuste do piso salarial, já pago na folha de janeiro. E isso tudo em um momento em que muitos municípios não conseguem garantir esse aumento para seus professores”.
Disse mais a secretária: “Cada profissional é merecedor dessas conquistas. Mas precisamos manter nossos indicadores, trabalhar com muita seriedade, compromisso e competência, como vocês já fazem, para que sejamos uma marca positiva na vida de cada aluno”.
Para o vereador Irmão Barini, que representou a Câmara Municipal durante a abertura do evento, os professores são a peça principal para o funcionamento de uma cidade.
“Se eu estou aqui hoje, foi porque tive uma boa educação, com professores dedicados. Hoje, a maioria dos educadores do município são mulheres que, além de ensinarem nas salas de aula, ainda são mães, são esposas, dirigem a casa, a família. Isso é muito nobre e mostra o quanto estão comprometidas em servir a sociedade. Tenho certeza de que, no futuro, muitas das crianças que vocês ensinam hoje também estarão servindo a cidade pelo exemplo de vocês”, elogiou.
Participaram ainda da mesa solene de abertura da 1ª Capacitação Pedagógica de 2013, o vereador José Galvão e a professora Lúcia Helena Garcia, representando o Núcleo Regional de Educação.

Palestrante falou sobre como lidar com as novas gerações
Administrador e autor de livros motivacionais com uma sólida vivência em treinamentos de Diretores, Supervisores e Gerentes, o palestrando convidado para a 1º Capacitação Pedagógica de 2013 em Paranavaí, Gilberto Wiesel, falou aos professores sobre como lidar com as novas gerações.
“Nós vivemos em um mundo de constante evolução. Cada geração de pessoas tem um perfil diferente e, hoje, você encontra num mesmo ambiente, numa mesma sala de aula, pessoas com perfis geracionais diferentes, com expectativas e visões diferentes, para que vocês precisam repassar a mesma carga de informações interagindo com essas diferenças, conhecendo cada perfil. Eu sou administrador e trago hoje para vocês uma realidade do mundo empresarial: está cada vez mais difícil contratar jovens para o mercado de trabalho por causa do nível educacional”, afirmou.
No período da tarde, os professores participaram de oficinas dinâmicas em diferentes locais.