“Vamos vencer esta epidemia através de ações voluntárias”, diz prefeito

“Nossa cidade só vai avançar, no sentido de anular essa epidemia de dengue, através da ação dos voluntários, de gente que se preocupa com Paranavaí. Participar desses mutirões é mais um pequeno esforço que estamos fazendo para cuidar da nossa comunidade”.
Assim disse o prefeito Rogério Lorenzetti, ao participar, neste sábado, do mutirão contra a dengue, na Vila Operária. “As pessoas se convencem de que precisam participar desta luta através do exemplo. Por isso estamos engajados, batendo de casa em casa, entrando nos quintais e mostrando o que precisa ser feito para vencermos esta batalha”, afirmou o prefeito.
Sete caminhões fizeram o recolhimento de entulhos contendo todo tipo de material que acumula água, como plásticos, pneus, móveis velhos, garrafas, etc.
Para o secretário de Saúde, Agamenon Arruda, neste momento o mais importante é conscientizar a população de que cada um é um agente de combate à dengue na cidade.
“Precisamos lembrar que 78% dos criadouros de larvas estão nas casas. Estamos falando disso o tempo todo, na imprensa, nas reuniões com lideranças, com a comunidade. Se conseguirmos que cada cidadão cuide de limpar o seu quintal, de cuidar das suas plantas e não dar chance para o mosquito se proliferar, vamos vencer esta epidemia”, frisou o secretário.
O prefeito Rogério Lorenzetti e o secretário de Meio Ambiente, João Marques, visitaram dezenas de casas no Conjunto Dona Josefa. Na casa da dona Dionísia Rosa da Silva, encontraram mais de 50 vasos de plantas e flores no quintal, porém muito limpos e bem cuidados.
“É disso que falamos a todo momento. Não é porque a pessoa tem muitas plantas no quintal, que tem dengue na casa dela. Esta moradora é um exemplo de limpeza e cuidado com as plantas”, elogiou João Marques.
E a dona Dionísia reafirma: “gosto muito de plantas, mas tenho muito cuidado porque não quero que isso prejudique minha família e nem meus vizinhos. Eu furo os pratinhos de todas as plantas para não acumular água e limpo diariamente. Também tenho cachorros e troco todo dia a água, e além de trocar, eu lavo os recipientes para não dar chance de ter larvas. Moro aqui nesta casa há 20 anos e nunca ouvi falar de uma situação tão crítica de dengue na cidade. Agora é hora de fazermos a nossa parte”.
Em outra casa, a estudante Hariani da Silva Teixeira, de apenas 13 anos, disse que toda a sua família está engajada no combate à dengue. “Nós limpamos muito bem nosso quintal e, além disso, eu e minha mãe conversamos com os vizinhos e ajudamos a retirar tudo que acumula água dos seus quintais também. Não queremos dengue na nossa casa e nem na dos nossos vizinhos”, afirma a menina.
O município já está estudando a contratação temporária de mais 20 agentes de endemias que vão dar apoio às ações da Secretaria de Saúde em todos os bairros da cidade. A intenção é que esses agentes temporários trabalhem por aproximadamente 60 dias no combate à dengue.
Lembrando que para esta semana já estão programados mutirões de limpeza em mais quatro bairros: na segunda-feira será no Jardim Morumbi, e de terça a quinta-feira nos Jardins Simone, Campo Belo e Canadá.