Paranavaí chega a 1.438 notificações
Independente do exame, assim que é feito o diagnóstico clínico o paciente já começa a ser tratado. Também é automático o bloqueio, ou seja, a pulverização de inseticida num raio de 300 metros a partir da casa da pessoa. Objetivo é reduzir a população do mosquito (Aedes aegypti) adulto e, com isso, barrar a transmissão.
MOVIMENTO NO PA – Nos últimos dias vem aumentando o número de pessoas que procuram o PA – Pronto Atendimento – reclamando de sintomas de dengue. Também é grande o movimento no posto especializado, chamada Casa da Dengue, que muitas vezes não consegue suprir a demanda e redistribui os pacientes para as unidades dos bairros.
O problema é que muitos acabam não conseguindo o atendimento no mesmo dia. Ontem Monteiro confirmou a grande procura, mas fez a ressalva de que muitas pessoas procuram por precaução e acabam aumentando as filas. A orientação da Regional de Saúde é que, na dúvida, o médico deve ser consultado.
Números por bairro
A Vigilância também atualizou ontem os registros de casos por bairros em Paranavaí. A área central continua com a maior incidência – 280 até ontem à tarde com 110 positivos e 19 negativos.
Nesta área foi realizado um esforço anteontem à noite. Os lojistas foram orientados a fazer uma limpeza e colocar o material na rua. Em pouco mais de duas horas, foram recolhidos sete caminhões de lixo e entulho. Monteiro acredita que o trabalho vai surtir efeito.
Aliás, ele aponta uma melhoria geral na cidade com diminuição dos focos. Mesmo sem números, o diretor recebe informações diárias dos agentes de que os focos de mosquito estão caindo por toda a cidade, inclusive com menos recolhimento de amostras com larvas. Não é hora de descuidar, mas é uma tendência que permite atingir uma situação mais favorável no futuro, aposta.
Além do centro, a região do Jardim Maringá também preocupa. São 246 notificações com 112 positivos Demais áreas: São Jorge – 127 notificações com 42 positivos; Campo Belo: 101 registros com 30 confirmados; Vila Operária – 201 registros com 65 confirmações; Morumbi – 174 suspeitos e 71 positivos; Ipê – 157 notificações e 59 positivos; Zona Leste – 110 suspeitos e 43 pacientes confirmados. As demais regiões, distritos e zona rural fecham o total de ocorrências. Apenas o Distrito de José Afonso não teve qualquer notificação até o momento.