Advogado explica liminar que derruba proibição de venda de cerveja no WW

O juiz Max Paskin Neto, da 1ª Vara Cível de Paranavaí, concedeu liminar que permite a venda de cerveja no Estádio Waldemiro Wagner. A decisão judicial foi anunciada na sexta-feira e publicada na seção DN Esportes na edição de ontem do Diário do Noroeste. Significa que na partida deste domingo, entre o Atlético Clube Paranavaí (ACP) e o Operário, às 17h, os torcedores já poderão consumir a bebida.
A ação foi proposta pelos advogados Fábio Franco e Anderson Gonzalez em favor do Paranavaí. Um dos argumentos apresentados na petição inicial foi o fato de que em Paranavaí, com apenas um time de futebol, não existem duas torcidas rivais, o que exclui o risco de brigas e atos de violência no WW.
“Historicamente, a torcida do ACP é organizada e ordeira. Não há registros de problemas em decorrência direta do consumo de bebida no estádio”, disse Franco.
Outro ponto destacado na petição inicial se refere à Lei da Copa, que suspende a proibição da venda de cerveja nos estádios de futebol durante eventos da Federação Internacional de Futebol (Fifa), tais como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.
Na interpretação dos advogados de Paranavaí, a decisão fere o princípio de isonomia. “Questionamos qual é a diferença entre os torcedores de competições da Fifa e os de outras partidas”, explicou Franco.
O advogado argumenta, ainda, que a suspensão da venda de cerveja viola o princípio da liberdade. “A cerveja não é proibida, a não ser para menores. Portanto, se uma pessoa maior de idade pode comprar cerveja em supermercados e bares, por que não em um estádio de futebol? Ela deve ter o direito de optar por consumir ou não a bebida”.
Franco explica que a permissão para a venda de cerveja está baseada em uma ação liminar, por isso, pode ser revertida. Mas afirma: “São argumentos relevantes e provados inequivocamente”. A decisão é inédita no Paraná e abre precedentes para que outros clubes de futebol consigam a liberação.
“É uma conquista do ACP e dos torcedores”, diz o advogado, mas recomenda: “Vamos manter a tradição de torcida pacífica, não jogando objetos em campo. O objetivo deve ser assistir ao jogo e incentivar o time”. A dica é beber moderadamente. Vale destacar que o uso de garrafas e latas não é permitido, ou seja, a cerveja será servida em copos de plástico.