Procon divulga pesquisa de preços de material escolar

O Procon de Paranavaí divulgou ontem a primeira pesquisa de material escolar com vistas ao ano letivo de 2013. Foram pesquisadas quatro empresas, levando em conta a localização e o volume aparente de vendas. O trabalho de campo aconteceu nos dias 26 e 28 de dezembro.
Desta vez, os próprios lojistas preencheram os formulários, dando as opções de maior e de menor preço para cada item. Foram pesquisados treze produtos, de diversas marcas e qualidade variada, explica a fiscal do Procon, Tatiane Dariva Guassu.
Ela alerta que o material escolar tem diversas particularidades que devem ser levadas em conta pelo consumidor na hora da compra. Caderno, por exemplo, varia quanto à qualidade e tamanho. Também influencia o uso de personagens nas capas, o que atrai interesse de crianças e adolescentes.
Tatiane reforça que toda pesquisa deve ser utilizada como referência, mas não substitui uma boa observação na hora da compra. Isso porque não existe tabelamento e os preços podem mudar a qualquer momento. Parte das empresas ainda vai receber materiais nos próximos dias, o que também contribui para oscilação de preços.