Tem início fiscalização eletrônica de empresas de contabilidade
O Conselho Regional dos Contabilistas do Paraná (CRC-PR) deu início à fiscalização eletrônica de empresas e profissionais que prestam serviços contábeis em Paranavaí e municípios da região. Ontem foi o primeiro dia de trabalho.
Inspetor de fiscalização do CRC-PR, Fabrizio Guimarães explicou que o processo se dará em diferentes etapas. A primeira, em curso, consiste na solicitação de informações cadastrais sobre a empresa, os funcionários e os clientes.
Assim que os dados forem enviados, o CRC-PR fará análises dos documentos e da situação de cada um dos aproximadamente 20 escritórios de contabilidade do Noroeste do Paraná escolhidos como objetos de fiscalização.
A etapa seguinte envolverá apenas aqueles estabelecimentos em que forem constatadas irregularidades técnicas ou éticas. Nesses casos, o CRC-PR enviará notificações e informará de que maneira cada empresa e ou profissional deverá agir.
PRIMEIRA ETAPA – Nesta fase inicial da fiscalização, o processo transcorre todo pela internet, desde o aviso sobre a necessidade de encaminhar as informações solicitadas até o envio dos dados. A expectativa é que o trabalho até a conclusão das análises se estenda até julho.
Em maio deste ano, profissionais do setor se reuniram em Paranavaí e conheceram um pouco mais sobre os métodos da fiscalização eletrônica do CRC-PR. A explicação foi feita pelo então gerente de Fiscalização da entidade de classe, Dirceu Zonatto.
Na ocasião, o delegado regional do CRC-PR de Paranavaí, Pedro Baraldi, disse que a fiscalização mantém a credibilidade e a qualidade dos trabalhos contábeis, à medida que incentiva a realização, de fato, dos serviços contratados. Isso garante a valorização da categoria.