100% das escolas atingiram nível de alfabetização recomendado pelo MEC

A Secretaria Municipal de Educação divulgou, ontem, o resultado da Provinha Brasil 2012. Nele, as 17 escolas municipais de Paranavaí que participaram da avaliação atingiram o nível de alfabetização e das habilidades matemáticas recomendado pelo Ministério da Educação (MEC).
A Provinha Brasil é uma avaliação elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental.
A prova é realizada sempre em duas etapas – no início e no término do ano letivo -, possibilitando uma sondagem do aprendizado das crianças após um ano de estudos.
O teste foi realizado por 533 estudantes e o nível de abstenção foi de 6%.
Os exames foram compostos de 20 questões cada e as notas das avaliações são interpretadas com base em cinco diferentes níveis de desempenho, sendo que as crianças que alcançam os dois últimos (4 e 5) são consideradas alfabetizadas.
Em Paranavaí, 16 escolas atingiram o nível 4 e uma atingiu o nível 5 de alfabetização. Já na avaliação das habilidades matemáticas, dez escolas atingiram o nível 4 e sete atingiram o nível 5.
O resultado da Provinha Brasil foi obtido ontem pelo Diário do Noroeste.
“Os alunos que se encontram nestes níveis demonstram domínio da leitura de textos e da utilização de estratégias diversas para sua compreensão. Essas habilidades só são possíveis mediante o desenvolvimento de um bom processo de alfabetização, e isso mostra o excelente trabalho que vem sendo realizado pelos professores alfabetizadores em nossa rede”, esclarece a supervisora pedagógica da Seduc, Sônia Costa Brum.
De acordo com ela, os resultados da avaliação deste ano se mostraram muito positivos, especialmente na disciplina de matemática. “Percebemos que os alunos estão vindo mais preparados do primeiro para o segundo ano, e isso faz com que o processo de alfabetização, letramento e raciocínio matemático aconteçam com mais naturalidade”, afirma.
Segundo a supervisora, as provas foram aplicadas por um grupo composto por supervisoras da Secretaria, além de orientadoras, professoras e supervisoras das escolas municipais. Cada profissional aplicou os testes em uma escola diferente da que atua para dar mais transparência ao processo.
“A Provinha Brasil oferece à Secretaria de Educação um mapeamento amplo do processo de alfabetização e auxilia em possíveis reestruturações de políticas públicas para garantir que os estudantes sejam alfabetizados até os 8 anos de idade. Instrumento que, somado aos já utilizados em sala de aula, permite uma compreensão mais ampla do processo de aprendizagem”, completa Sônia.