Educação premia alunos destaques na 27ª Maratona de Matemática

A Secretaria de Educação de Paranavaí realizou na tarde de ontem a premiação dos cinco alunos vencedores da 27ª edição da Olimpíada de Matemática das escolas municipais.
A disputa foi realizada no último dia 28 de novembro nas dependências da Escola Municipal Santos Dumont e contou com a participação de 57 alunos de 18 escolas da cidade.
A solenidade de premiação foi acompanhada pelo prefeito Rogério Lorenzetti, a secretária de Educação, Cida Gonçalves, servidores da Secretaria, professores, diretoras, pais e estudantes.
Cida Gonçalves parabenizou as crianças vencedoras e destacou a importância da participação da família para um bom desempenho dos estudantes.
“Todos estão de parabéns, especialmente essas crianças que provaram que são boas de raciocínio lógico. […] A matemática é empregada em tudo, até numa receita de bolo. […] A competição comprovou o valor do bom aprendizado do conteúdo ensinado em sala de aula”, enfatizou a secretária.
Na opinião do prefeito Rogério Lorenzetti, a “Olimpíada de Matemática” é um dos mais importantes eventos da educação do município e as ótimas notas obtidas pelos alunos vencedores (entre 8,8 e 9,3) comprova que o ensino público está atingindo um grau de excelência.
“Quero parabenizar os professores pelo ótimo trabalho que realizaram com as crianças para que elas se destacassem. […] Matemática é básico e ensina o raciocínio lógico para que a pessoa observe o que está sendo tratado e escolha a melhor opção. […] A educação de Paranavaí está de parabéns porque está caminhando a passos largos”, enfatizou Lorenzetti.

Vencedores das Olimpíadas
A grande vencedora da 27ª Olimpíada de Matemática de Paranavaí foi a aluna Luiza Ângelo, da Escola Municipal Santos Dumont. A menina, que obteve a nota 9,3, levou para casa uma bicicleta.
O 2° lugar ficou com a estudante Stéphanie Sampaio Dallagnõl, da Escola Santa Terezinha, que ganhou uma bola de vôlei. O 3° lugar foi ocupado por Beatriz Vargas Tesin, da Escola Dr. José Vaz de Carvalho, que ganhou outra bola de vôlei.
Em 4° lugar ficou Maria Eduarda Rohling Schmitz, da Escola Maria Schuroff Back, que recebeu um jogo educativo. O 5° lugar foi para Diogo Seiti Tomioka, da Escola Municipal Cecília Meireles, que também recebeu um jogo educativo.
Segundo a supervisora pedagógica da área de matemática da Secretaria de Educação, Maria Isabel Consaltes de Mello, neste ano, além dos prêmios, os alunos também receberam um troféu pelo destaque na competição. “O objetivo deste trabalho é valorizar a prática pedagógica e reconhecer os craques da matemática entre os alunos do 5° ano”, completou a supervisora.
Para professora Luceane Coluti, da Escola Santos Dumont, a conquista do 1° lugar por uma das estudantes selecionadas pela instituição foi fruto de muita dedicação.
“A aluna é muito inteligente e aprende o conteúdo com facilidade, mas também é bastante dedicada e ama estudar. Durante três meses, no período da tarde, voluntariamente me reuni com a Luiza e com dois outros alunos que participaram das olimpíadas e repassei todo o conteúdo que iria cair na prova. O esforço valeu a pena e estou muito feliz”, ressaltou a professora.