Nova ambulância será comprada no início de 2013

Há mais de um ano representantes da comunidade pedem para as autoridades estaduais uma ambulância para o Corpo de Bombeiros de Paranavaí. Como as tentativas foram em vão, não sobrou outra opção a não ser a da compra do veículo.
Ela será adquirida com recursos municipais do Fundo de Reestruturação do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM), dinheiro arrecadado no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, Tenente César Perdoncini, a nova ambulância deverá custar no máximo R$ 137 mil. A licitação está programada para a primeira semana de janeiro e a previsão é que o veículo esteja circulando no primeiro trimestre.
MANUTENÇÃO – Atualmente o Corpo de Bombeiros possui duas ambulâncias. Como os veículos têm uma quilometragem alta, passam constantemente por manutenção.
Durante essa semana uma ambulância ficou encostada quatro dias por causa de problemas elétricos. Em um desses dias, os socorristas tiveram que atender acidente entre um motociclista e um carro.
Como a única ambulância estava atendendo, os bombeiros tiveram que ir até o local do acidente com um veículo não apropriado e necessitaram do apoio de ambulância da Secretaria Municipal de Saúde para transportar os acidentados.
CARRO CHEFE – O atendimento com ambulância é hoje a principal atividade desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros de Paranavaí. Em 2011 foram 2.452 ocorrências, destas 2.015 foram com a ambulância. Em 2012 já foram 1.973 atendimentos, destes 1.568 tiveram que ser realizados com a ambulância.
O problema de não conseguir ambulâncias não é um “privilégio” apenas de Paranavaí. Outras cidades que não possuem o sistema integrado de funcionamento do Siate, também passam pela mesma situação.
Na região Noroeste apenas Maringá se enquadra nas normas. As duas ambulâncias usadas em Paranavaí eram de Maringá. Elas foram cedidas depois que chegaram novos veículos para aquele município.
FROTA NOVA – Perdoncini explica que o problema com veículos na unidade de Paranavaí é apenas com as ambulâncias. Ele detalha que os outros veículos, de responsabilidade do Corpo de Bombeiros, são novos e não apresentam problemas.
O comandante ainda ressaltou o apoio recebido na Prefeitura de Paranavaí para a aquisição da nova ambulância. “Esses recursos são arrecadados no IPTU para equipar nossa seção. O prefeito foi sensível em entender a necessidade e acelerar o processo para a  compra”, falou o oficial.