SPDC comemora 60 anos hoje

Um jantar hoje, a partir das 20 horas, marca as comemorações dos 60 anos da SPDC – Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura. Nascido em 1952 como opção de convivência para a Colônia Japonesa, o clube se tornou uma referência em cultura e encontro de gente de todas as origens.
Presidente da SDPC, a comerciante Elza Makino explica que naquela época os japoneses que chegaram a Paranavaí tinham muitas dificuldades de relacionamento, já que existia a barreira da língua e até da alimentação.
Com isso, um grupo de 37 imigrantes se juntou em um dia de 1952 e formalizaram a associação. O documento de formação foi registrado em cartório. Consta que a reunião foi coordenada por Kaonu Hirai. O primeiro presidente da SPDC foi Tokuiti Watanabe, de 1952 a 1956. Desde então 26 pessoas já passaram pelo cargo.
Daquele grupo inicial, Elza Makino informa que cinco deles estão vivos e testemunhas de um início difícil. São eles: Novor Tada, Anibal Ajita, Paulo Hashimoto, Tadao Tokuzumi e Yukio Ajita.
Para homenagear os pioneiros, a SPDC decidiu fazer uma menção especial aos japoneses e descendentes com mais de 90 anos. O clube identificou 11, sendo quatro mulheres. São eles: Harue Cho, Haruji Takejima, Mery Takejima, Toshio Oku, Saburo Yoneyama, Haruo Kobayashi, Makie Hamano, Kunit Kusunoki, Akiko Fukuyama, Issao Matsukawa e Koit Ohe.
Passados 60 anos, a SPDC não é mais um clube japonês. É sim, um espaço de cultura e de tradição, comenta a presidente. Tanto que pessoas de todas as origens nacionais podem integrar o quadro associativo.
“Basta gostar”, reforça, complementando que a SPDC segue a tradição do contato, da dança, dos instrumentos e dos esportes. Para se associar (modalidade contribuinte), é preciso formalizar a proposta a ser apreciada em reunião da diretoria.    
A SPDC promove grandes eventos em Paranavaí. O maior deles é a Festa da Primavera, que reúne gastronomia e manifestações culturais. Sobre o sucesso desse evento, Elza Makino destaca o gosto das pessoas pela culinária japonesa.