Data será comemorada amanhã com mutirão de doadores de sangue

No próximo domingo, 25 de novembro, será comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para marcar a data, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí promove um mutirão de doadores amanhã. A coleta será entre 7 e 15 horas, sem intervalo. Importante aumentar o número de doares, já que os 28 municípios da região dependem da coleta feita em Paranavaí.
A assistente social do Hemonúcleo, Tatiana Guidini, explica que a comemoração representa também um grande chamado à cidadania. Lembra que o gesto simples de doar pode fazer a diferença entre a vida e a morte. O sangue é fornecido gratuitamente pelo Hemonúcleo mediante solicitação.
Para hospitais do SUS – Sistema Único de Saúde – não há qualquer taxa, uma vez que o sistema banca todas as despesas. Já para particulares e convênios é pago um valor referente aos procedimentos realizados. “O sangue é sempre gratuito”, reforça. O único pedido da unidade é que sejam indicados três doadores para cada bolsa de sangue utilizada.
O estoque médio do Hemonúcleo é sempre no limite do necessário, fala Tatiana. Ela diz que a média de doares varia durante o mês. Há dias em que há apenas um doador. E outras datas chega a 20 esse número. Porém, para manter a tranquilidade, é necessária a média de 20 doadores ao dia. A dificuldade é maior nos casos dos chamados sangues raros, os tipos negativos.
A assistente social entende que o trabalho de conscientização é bem feito em toda a região. A unidade promove palestras, distribui panfletos e outras atividades nos municípios. Mas, ainda falta a compreensão de uma parte da comunidade.
QUEM PODE DOAR – Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde. O doador deve ter entre 18 e 65 anos e peso igual ou superior a 55 quilos. É preciso estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta. Homens podem doar quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias. Já as mulheres podem fazer três coletas, obedecendo intervalo de 90 dias. Para ser doador a pessoa deve levar documento de identificação oficial com foto (RG, Carteira de Habilitação, Carteira Profissional).
Estão impedidos de doar: pessoas com gripe ou febre, gravidez ou amamentação, cirurgia de grande porte há menos de um ano, comportamento de risco em relação a AIDS e ter tido hepatite após os dez anos de idade.
Na rotina, as doações no Hemonúcleo Regional de Paranavaí acontecem de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Informações complementares podem ser obtidas através do telefone (44) 3421-5160. Portanto, apenas nesta sexta-feira, por conta do Dia do Doador, haverá coleta das 7 às 15 horas.