Rotary Entre Rios faz trabalho para destacar a importância da reciclagem

O Rotary Clube Entre Rios, juntamente com parceiros, realizou no último sábado um trabalho de conscientização para as questões ambientais. A ação foi no Conjunto Habitacional Fazenda Velha Brasileira, onde o clube desenvolve o seu projeto comunitário. Os moradores receberam panfletos de orientação e sacos de lixo para que façam a separação adequada do material reciclável.
Presidente do Entre Rios, Márcio Manso detalha que o trabalho é parte do NRDC – Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário. Ele explica que o clube faz uma série de trabalhos no bairro. A ação específica visou alertar para a necessidade de separar o lixo comum do material reciclável. Há cerca de dois meses foi desenvolvido o Projeto Reciclando a Primavera, também com preocupações de meio ambiente.
O clube vai monitorar o efeito prático dessa ação, que chegou a todas as casas do conjunto. Uma das formas de “medir” o resultado é através de contato com a cooperativa dos coletores, que poderá informar se houve aumento no volume de material entregue pelos moradores. A coleta seletiva acontece no conjunto sempre às terças-feiras e sábados.
Com este trabalho, o Entre Rios encerra o NRDC em 2012, retornando no início do próximo ano, explica Alexandre Santiago, diretor de protocolo do clube. Ele destaca as parcerias do clube com a Vigilância em Saúde e com a Secretaria de Meio Ambiente. Ambas enviaram representantes para participar da ação. Além de gerar lucro para os coletores, a reciclagem também tira da natureza os recipientes, capazes de acumular água e, por consequência, ajudar a disseminar o mosquito da Dengue (Aedes aegypti).