Profissionais da Saúde participam de treinamento sobre tuberculose
O treinamento foi coordenado pelo médico Dr. Michel Luiz Spigolon Abrão e pela enfermeira Marielza Sestario Pinheiro, que fazem parte do Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (SINAS), especializado no tratamento da doença.
“A maioria das pessoas infectadas pela doença, em Paranavaí, é do sexo masculino e em idade economicamente ativa. Usuários de drogas e quem ingere bebidas alcoólicas têm mais facilidade de pegar a doença, pois, estes são considerados fatores de risco”, destacou a enfermeira Marielza.
Levantamento do número de infectados
Um levantamento realizado pelo SINAS aponta que no ano de 2011, 23 pessoas foram infectadas pela tuberculose em Paranavaí, sendo 18 homens e 5 mulheres. Em 2012, entre os meses de janeiro a novembro, a doença se manifestou na mesma proporção, 21 casos da doença foram confirmados no município, atingindo 17 homens e 4 mulheres.
Mas, de acordo com a enfermeira do SINAS, o número de casos pode ser um pouco maior, já que muita gente não procura auxílio médico por medo do diagnóstico, falta de informação ou preconceito. “Quando a pessoa estiver com tosse por mais de três semanas ela deve procurar uma unidade básica de saúde. Lá o médico irá requerer exames adequados e, se for o caso, irá encaminhar o paciente ao SINAS para iniciar o tratamento da doença”, explicou.