Policiais recebem instruções sobre a própria segurança

O comando do 8º Batalhão de Polícia Militar (8ºBPM) de Paranavaí reuniu-se na manhã de ontem com oficiais e praças das 34 cidades que fazem parte da unidade militar. Todos foram alertados e instruídos a tomar cuidados com a segurança, seja no dia a dia do trabalho ou nas folgas.
De acordo com o Tenente Coronel Antônio Olímpio Ramires Lima, a preocupação existe porque nos últimos dias aconteceu uma série de ocorrências contra policiais e oficiais. “Estamos fazendo um alerta e orientando que todos passem a tomar mais cuidado”, disse o comandante.
Lima descartou a possibilidade de situações iguais as que estão acontecendo em São Paulo. O comandante disse que os casos que aconteceram na região foram solucionados e isso acaba inibindo novas ações criminosas.
RELEMBRE OS CASOS – A reunião foi convocada devido a uma série de ocorrências nos últimos 30 dias. As ações criminosas foram contra oficiais e praças.
O caso mais grave culminou na morte do soldado Lucivander Aparecido Bertacco, 37 anos. De acordo com a PM, ele fazia um acompanhamento tático de um contrabandista de cigarro PR-218 quando foi fechado e envolveu-se em um acidente automobilístico próximo ao trevo de Paranacity.
No último final de semana o serviço de inteligência do 8º BPM evitou que um policial fosse assassinado. Ele presta serviço em Presidente Castelo Branco. Um homem foi preso e com ele a PM encontrou arma e munição, compradas para matar o policial.
No dia 18 do mês passado quatro homens foram presos em Terra Rica depois de serem acusados de efetuado sete disparos contra a casa de um policial. Os disparos atingiram vidraças da sala e paredes de uma casa vizinha à do policial. Na ocasião o comando do 8º BPM afirmou que a ação dos bandidos foi em represaria ao serviço que a Polícia Militar vinha realizando no município.
Há exatos 30 dias, um oficial teve sua casa invadida por bandidos que roubaram sua arma e colete. O roubo aconteceu em Paranavaí e o oficial chegou a ser agredido fisicamente durante a ação dos bandidos. A arma já foi recuperada e as investigações continuam para descobrir os autores da ação criminosa.
No dia três de outubro um jovem de 22 anos morreu depois que trocou tiros com policiais militares em Santa Isabel do Ivaí. A vítima era acusada de ter atirado em um Policial Civil de Loanda e também teria praticado um violento roubo na casa de um joalheiro em Loanda. Nesta ocorrência os policiais foram recebidos a tiros.