Paranavaí registra temperatura de 39,7 ºC
Ontem, os termômetros de Paranavaí registraram uma das temperaturas mais altas para o mês de outubro.
Segundo informações do Instituto Tecnológico do Simepar, em Londrina, os paranavaienses enfrentaram um calor de 39,7 graus, mais do que um grau acima da máxima absoluta de outubro de 2007, que foi de 38,4 ºC.
Quem precisou sair de casa comprovou: a sensação térmica era ainda maior. Um exemplo claro estava no termômetro instalado no centro da cidade, que chegou a marcar 45 graus. Alternativa para refrescar o calor, o sorvete foi a escolha de muitos paranavaienses ontem.
A meteorologista do Simepar Ângela Beatriz Costa explicou o que está causando a onda de calor. Segundo ela, a umidade que geralmente chega ao Sul do Brasil pela Amazônia não está se deslocando pela região Centro-Oeste. “Sem essa umidade, não chove, e as temperaturas continuam altas”.
Mas a partir de hoje pode haver mudanças. A previsão é de que o céu fique encoberto, inclusive com possibilidades de chuva e trovoada durante o dia. A mínima prevista para hoje em Paranavaí é de 25 graus, e a máxima, 36 graus.
IAPAR – Como curiosidade, a temperatura medida pelo serviço do Iapar, em Paranavaí, foi de 50,2 ºC no chão. Trata-se da chamada medição no solo nu, com o termômetro a uma profundidade de 2 centímetros, conforme explicou João Biscaldi, responsável pela medição da temperatura.