Chapa Unidade na Diversidade expõe seu programa

Duas chapas já se inscreveram para disputar a Reitoria ainda a ser criada da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que vai abranger oito Faculdades isoladas e que são localizadas em várias cidades do Paraná. A eleição será dia 21 de novembro em urnas localizadas nas Faculdades.
Ontem (29) os integrantes da Chapa Unidade na Diversidade, formada por José Paszczuk (professor e ex-diretor Fafipa/Paranavaí) para reitor e Zeloi Aparecida Martins dos Santos (professora da FAP – Faculdade de Artes do Paraná, de Curitiba) para vice, fizeram uma visita ao Diário do Noroeste, onde foram recebidos pelo jornalista Euclides Bogoni, quando fizeram uma exposição de seu programa.
Paszczuk e Zeloi falaram sobre flexibilização que pretendem oferecer para os professores transitarem entre os campi e, como em quase todas as Faculdades os cursos de licenciatura são maioria, programam uma atenção especial na formação de profissionais para atuar no Ensino Básico (Fundamental e Médio). Esta, aliás, é uma das missões da Unespar, enfatizou Zeloi. Para ela “um dos principais objetivos é devolver para a sociedade bons professores para o Ensino Fundamental e Ensino Médio”. O programa detalhado ainda será apresentado aos “eleitores”, cujo contingente é formado por professores das unidades, acadêmicos e funcionários. A Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior constituiu uma Comissão Eleitoral Central, que tem a colaboração de uma Comissão Eleitoral em cada uma das oito Faculdades isoladas no Estado, que integrarão a Unespar, a saber: Escola de Música e Belas Artes (Embap) e a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), de Curitiba; a Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa); as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e de União da Vitória (Fafiuv); Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) e a de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), além da recém integrada Academia Militar do Guatupê, de Curitiba, que passará a ser denominada Escola Superior de Segurança Pública.   
Criada em 2001, a Unespar só agora começa a sair do papel, começando os trâmites de dois processos: (1) de autorização e criação e (2) reconhecimento. Com a proposta do Governo do Estado, já foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação, embora ainda faltem itens de complementação do processo. O pedido de reconhecimento já foi encaminhado pela Casa Civil à Assembléia Legislativa do Estado, mas ainda não foi marcada a data de votação. Após isso, voltará à Casa Civil para sanção do governador do Estado e definição do local em que será instalada a sede da Reitoria, que representa grande poder: administra um orçamento anual de R$ 140 milhões e nomeia dezenas de cargos de confiança (80). A eleição do reitor e vice, marcada para o dia 21, é um dos últimos passos para a implantação definitiva da Unespar, que terá 64 cursos de graduação, 36 de especialização, dois de mestrado e um de doutorado. São 13.635 alunos e cerca de 800 professores em cinco cidades do interior do Paraná e na capital.