Pesquisa revela que empresários são contra o fechamento do comércio em 14 de novembro

A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) realizou pesquisa para saber se os empresários preferem o fechamento do comércio no dia 14 de novembro deste ano ou no dia 2 de janeiro de 2013. As comemorações do aniversário de Paranavaí passam do dia 14 de dezembro para 14 de novembro.
A pergunta foi direcionada exclusivamente aos patrões, e revelou o descontentamento da categoria com a mudança no dia de comemorações do aniversário da cidade.
Dos 80 entrevistados, 78 afirmaram ser favoráveis à abertura do comércio no dia 14 de novembro. Apenas dois se posicionaram a favor do expediente no dia 2 de janeiro. O fechamento no dia 2 de janeiro seria para compensar o trabalho dos funcionários do comércio no dia 14 de novembro.
Além da pesquisa com os empresários, a Aciap preparou uma enquete para saber a opinião de associados e da comunidade. No site da entidade (www.aciappvai.com.br) a pergunta: “Qual a melhor situação para a abertura do comércio?”.
As opções apresentadas na enquete foram “Comércio aberto dia 14 de novembro e fechado em 2 de janeiro de 2013”, que até o fechamento desta edição contabilizava 273 votos, e “Comércio fechado dia 14 de novembro e aberto dia 2 de janeiro de 2013”, que obteve 73 votos. A pergunta ainda pode ser respondida na página da Aciap na internet.
Tradicionalmente, a data estabelecida para as festividades era 14 de dezembro. Por se tratar de um período considerado estratégico para o comércio, as lojas de toda a cidade permaneciam abertas, e a compensação pelo dia trabalhado ocorria no primeiro dia útil do ano seguinte.
No entanto, uma lei aprovada na semana passada pela Câmara de Vereadores antecipa as comemorações para 14 de novembro, estabelecendo feriado municipal. A proposta de mudança foi apresentada pelo Poder Executivo, e ainda esta semana a lei deverá ser assinada pelo prefeito Rogério Lorenzetti, segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranavaí.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE – Lideranças falam sobre o assunto
O assessor jurídico do Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí (Sindoscom), Flávio Cerezuela, ressaltou que a Convenção Coletiva do Trabalho estabelece folga no dia 14 de novembro, exatamente por causa do aniversário da cidade. O documento também prevê a abertura do comércio no dia 15 de novembro (feriado nacional que comemora a Proclamação da República), com compensação pela jornada de trabalho prevista para o dia 2 de janeiro de 2013.
Segundo Cerezuela, quem abrir a empresa no dia 2 de janeiro estará sujeito à multa de 35% sobre o valor do piso salarial para cada empregado que estiver trabalhando. “O Sindicato vai estar atento”, destacou. A sugestão do assessor jurídico do Sindoscom é que os lojistas aproveitem a abertura do comércio no dia 15 de novembro para atrair consumidores de outras cidades da região.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar), Carlos Makino, disse que a história do município precisa ser preservada, por isso, posicionou-se favorável à mudança da data de comemoração do aniversário da cidade. Além disso, declarou que as vendas no comércio acontecem do mesmo jeito com a abertura das lojas no dia 14 de novembro ou no dia 2 de janeiro.
Em entrevista ao Diário do Noroeste na semana passada, o prefeito Rogério Lorenzetti afirmou que não assinará o decreto determinando a paralisação no dia 2 de janeiro. “Não posso inventar um feriado. O comerciante que preferir, poderá fechar, mas não posso obrigar as pessoas a trabalharem ou deixarem de trabalhar”, disse.