Prêmio valoriza experiências de sucesso dentro das salas de aulas

Foi realizado na última quarta-feira, no Teatro Municipal, a 3ª edição do Prêmio Professor Municipal Nota Dez. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, foi uma forma de homenagear os educadores pelo seu dia (comemorado em 15 de outubro) e ainda incentivar as novas práticas pedagógicas, identificando, valorizando, disseminando e recompensando experiências de sucesso dentro das salas de aula.
Ao todo, 10 professoras inscreveram projetos desenvolvidos durante o ano letivo nas salas de aula da rede municipal. Uma comissão julgadora escolheu os três melhores trabalhos que foram premiados com um notebook cada. As outras sete educadoras foram premiadas com um pen drive cada.
As professoras vencedoras do prêmio neste ano foram: Sandra Regina Zanolli (Escola Dácia F. Fortes) com o Projeto “Bairro limpo, saúde nota 10”; Aparecida de Jesus Caldeira (Escola Hermeto Botelho) com o Projeto “Gastando menos e economizando mais”; e Lucimeire Merlin Costa Cardoso (Escola Noêmia Ribeiro do Amaral) com o Projeto “Politicamente informado”.
HOMENAGENS – O evento, que contou com apresentações artísticas de acadêmicos da Fafipa e uma apresentação teatral do Grupo de Teatro Meu Clown, de Maringá, teve ainda a participação de autoridades e lideranças locais, como o prefeito Rogério Lorenzetti, a secretária de Educação, professora Cida Gonçalves, e o presidente da Câmara Municipal, Nivaldo Mazzi, que aproveitaram a oportunidade para parabenizar os educadores pelo trabalho que vem sendo realizado na rede municipal de ensino.
“Hoje podemos nos orgulhar de ser uma das 711 cidades brasileiras, das 5.500 existentes, que tem uma educação básica com notas equivalentes a de países de primeiro mundo. Já atingimos a meta que era prevista para 2021”, ressaltou Lorenzetti.
O prefeito também lembrou da recente aprovação, pelo Congresso Nacional, da lei que destinará 10% do PIB nacional para a educação. De acordo com ele, os reflexos dessa aprovação passarão a ser sentidos a partir dos próximos anos e vão ajudar a alavancar de vez o desenvolvimento do país.
A secretária de Educação fez um balanço das conquistas e avanços da educação nos últimos anos, e fez um agradecimento aos professores que, segunda ela, são os baluartes da educação municipal. “Fica aqui todo meu apresso e respeito pelo trabalho que vocês fazer diariamente nas nossas escolas e que nos dá muito orgulho. Isso demonstra que a educação de Paranavaí está no rumo certo, como mostram os indicadores de qualidade, que são incontestáveis”, sublinhou.
Mazzin, por sua vez, lembrou a difícil trajetória percorrida pelos professores brasileiros nos últimos 40 anos, para que a classe pudesse gozar de melhores condições de trabalho e valorização profissional. “Mas a gente sabe que ainda há muita coisa para conquistar, então nessa semana quero parabenizar e agradecer o esforço e a dedicação dos professores que hoje não fazem apenas o papel de educadores, mas também de pais”, concluiu.