Vereadora eleita, Zenaide defende maior participação da mulher

Após duas legislaturas, Paranavaí volta a ter uma mulher na Câmara Municipal. Zenaide Rosa Borges, 50 anos, disputou o pleito pelo PMDB, conquistando uma das dez cadeiras. Ela ficou em primeiro no partido, totalizando 2.413 votos. No geral, terminou atrás apenas de Roberto Picoreli (Pó Royal), que obteve 3.580 votos. Um dos seus objetivos é fortalecer a participação feminina e lamenta que ainda haja preconceito em relação à mulher na política.
Zenaide entende que é possível fazer um trabalho para envolver as mulheres. Essa será uma das suas ações, antecipa. Ela entende que é possível uma presença mais ampla das mulheres, pelo menos dividindo em igualdade o número de cadeiras com os homens. Não se trata de rivalizar com os homens, mas de garantir a representatividade, explica.
A vereadora eleita aponta que há resistência de parte da população quanto ao voto em mulheres. Ela constatou tal fato durante as suas visitas. Pedir voto em bares, por exemplo, gerava muitos questionamentos. Relata que até evitou alguns locais por causa da questão do gênero.  
Sobre a eleição, admite que “a ficha ainda não caiu”. Atribui o sucesso eleitoral ao próprio trabalho e, sobretudo, à confiança dos familiares, dos amigos e comunidade. Essa é a segunda vez que Zenaide disputa as eleições municipais. Em 2008 ficou como primeira suplente do PDT, totalizando 1.099 votos.
Agora eleita com ampla votação, vive a expectativa de fazer um trabalho diferente. Pede que haja união no legislativo, um debate saudável entre situação e oposição. Paranavaiense de nascimento, Zenaide do Nis como se identificou na campanha, é concursada da prefeitura na função de agente administrativo.
Ela ocupou nos últimos anos a função de ouvidora da saúde, cargo para o qual não deve retornar. Menos de doze horas após o pleito, ela se apresentou para o trabalho ontem e se afastou para descansar, já que tinha alguns dias de férias. Divorciada e mãe de dois filhos, a vereadora eleita retoma a atividade normal na próxima segunda-feira. Na atual legislatura, Paranavaí chegou a ter uma vereadora por curto período. Trata-se da professora Eralda Garcia, então suplente do PR.