Procon orienta consumidores sobre a compra de brinquedos
A uma semana do Dia das Crianças, o coordenador do Procon de Paranavaí, Charbel Abdou Yones, faz orientações para que os consumidores não tenham problemas na hora de comprar os presentes. “A primeira dica é não comprar brinquedos sem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)”.
O brinquedo precisa ser compatível com a idade da criança, por isso, ao escolher o presente, verifique a indicação de faixa etária. “É importante ficar atento à durabilidade, segurança e qualidade do produto”, diz o coordenador do Procon, que chama a atenção dos consumidores para os cuidados com brinquedos que contenham peças pequenas ou pontiagudas, material cortante e componentes tóxicos.
Yones ressalta que a nota fiscal garante segurança ao consumidor após a compra, caso seja necessário trocar o produto. Se houver garantia, será necessário apresentar a nota fiscal para que os serviços de reparo sejam efetuados.
PESQUISA DE PREÇOS – Segundo Yones sempre há variação de preços em diferentes estabelecimentos comerciais, por isso, o consumidor deve pesquisar. A orientação do coordenador do órgão de defesa do consumidor é aproveitar as ofertas, mas sempre verificando se o que foi anunciado condiz com o produto apresentado pela loja. “Qualquer problema deve ser informado ao Procon, para tomarmos as devidas providências”, disse.
Ciente disso, Froripes Monteiro já está fazendo o levantamento de preços para o presente que dará ao neto Wennington. “Saímos para dar uma olhada e achei que os preços estão bem em conta”, avaliou. O garoto ainda não escolheu o que quer ganhar, mas disse que está ansioso para receber o presente.