Entidades firmam parceria em prol do desenvolvimento estratégico regional

Entidades firmaram ontem uma parceria em prol do desenvolvimento estratégico da região Noroeste. Foi durante reunião semanal do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep).
O convênio reúne representação política, classista e de empreendedorismo, visando estimular as cidades a buscarem o crescimento através de projetos.
A parceria nasceu de uma necessidade detectada pela Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos de Paranavaí – APEAP. A entidade percebeu a pouca capacidade das cidades fazerem seus projetos de forma individual, explica a engenheira Leoni Dal-Prá. A partir daí, surgiu a proposta de formar parcerias, viabilizando os projetos, inclusive economicamente.
O engenheiro civil João Artur Casado comenta que as pequenas cidades não recebem recursos por falta de projetos. Por outro lado, não fazem projetos por falta de recursos. Esse círculo, acredita, pode ser quebrado com as ações integradas.
Ele analisa que a parceria pode criar novas perspectivas de desenvolvimento, já que, a partir da infraestrutura, as cidades têm condições de melhorar social e economicamente, por exemplo.
O presidente da APEAP, arquiteto Fábio Tranin, também se mostra otimista com a nova parceria. Ele comentou que é um primeiro passo para que as forças sejam somadas, gerando o desenvolvimento.  
Definido esse foco, a APEAP encontrou parceiros na Agência de Desenvolvimento Regional – ADR, uma organização importante na canalização de objetivos, incluindo a prospecção de recursos. A ADR é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.
REPRESENTAÇÃO POLÍTICA – Restava outro componente decisivo: a representação política e administrativa. Para suprir essa necessidade, a AMUNPAR – Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense – abraçou a ideia e vai atuar na divulgação junto às cidades e participação efetiva das administrações na busca pelo desenvolvimento. A AMUNPAR foi representada no evento pelo secretário executivo Romeu Bogoni. O presidente, José Aparecido da Silva (Zé do Peixe) estava em outro compromisso no mesmo horário.
Como maior cidade da região, Paranavaí esteve presente no ato da assinatura do convênio. O prefeito em exercício, Nivaldo Mazzin, aproveitou para falar das ações em curso no município, já visando o estreitamento das parcerias com os agentes que impulsionam o desenvolvimento da cidade e da região.
A APEAP será a responsável pela elaboração de um banco de profissionais para fazer os projetos de engenharia e arquitetura e de infraestrutura para os 28 municípios que integram a AMUNPAR. Também competirá a ela oferecer, caso necessário, estrutura para a elaboração dos projetos.

Ações conjuntas e ininterruptas
A presidente do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí, Maria Inês Ferezin Gonçalves, se mostrou entusiasmada com esse primeiro passo. Ele analisa que o trabalho vai indicar o caminho. O importante, entende, é que as ações sejam em conjunto e ininterruptas. Para Maria Inês, é preciso que o desenvolvimento aconteça de forma descentralizada em toda a região.
A iniciativa firmada ontem, denominada “Projeto de Desenvolvimento Estratégico Urbanístico", tem objetivos específicos. Dentre eles, a busca de novos recursos junto aos governos para que possa cumprir o seu papel. Também quer fortalecer a participação nas reuniões, cursos, treinamentos e palestras no âmbito da AMUNPAR. Pretende ainda divulgar a ADR como entidade atuante nas ações e projetos.
Por fim, o convênio lembra as fontes de financiamento para a viabilização da parceria, podendo ser federal, estadual ou municipal. Também podem ser captados recursos nos institutos de pesquisa, organização de desenvolvimento e outros. No caso de fontes municipais, o projeto será executado exclusivamente na cidade investidora.