Vento provoca estragos em quatro cidades

Chuva acompanhada de ventos fortes deixaram estragos em pelo menos quatro cidades da região Noroeste, anteontem à noite. Santo Antônio do Caiuá foi uma das mais afetadas, inclusive quanto ao fornecimento de energia elétrica.
Em Paranacity os problemas elétricos na rede de alta tensão afetaram a distribuição de água. Em São Carlos do Ivaí (ver matéria) foram 60 casas afetadas. São João do Caiuá também sofreu com o temporal.  
Em Santo Antônio do Caiuá, as duas escolas de ensino fundamental não tiveram aulas. Isso porque não havia energia elétrica no período da manhã. À noite, anteontem, faltou energia em toda a cidade, serviço parcialmente normalizado no final da madrugada.
A cidade sofreu um temporal com fortes ventos e chuva de granizo por volta das 20 horas de anteontem, com duração de cerca de 40 minutos, informou Alfredo Inácio, diretor financeiro da prefeitura. Cerca de 20 casas foram afetadas parcialmente.
Para enfrentar a dificuldade, a Prefeitura adquiriu 150 telhas tipo Eternit, ontem pela manhã em Paranavaí. O material é repassado para as famílias que não podem comprar telhas, explica Inácio. O município segue orientações do Ministério Público e deve decretar estado de emergência. Também será apresentado um laudo sobre cada família socorrida pela ação emergencial.
Neste episódio o que se destacou foi a ajuda da comunidade, analisa o diretor, complementando que além das casas muitas árvores foram arrancadas ou quebradas e postes danificados. Muitos pedreiros e outras pessoas deixaram os seus afazeres para auxiliar no socorro. A previsão é de que até hoje tudo seja normalizado.
Em Paranacity o problema maior ficou por conta da rede de alta tensão, danificada com o temporal. Com isso, a cidade teve problemas de abastecimento de energia e especialmente de água. Até a tarde de ontem o serviço não estava normalizado. Previsão era de retomada do fornecimento no começo da noite.
Já em São João do Caiuá houve danos em residências com destelhamentos parciais. O Corpo de Bombeiros de Paranavaí chegou a ser acionado, mas não precisou intervir em São João. Em Paranavaí também houve muitos relâmpagos, trovões e chuva fina, mas sem consequências. O vento chegou a 60 km por hora, conforme registrou o Simepar.