Campanha do Detran chega a Maringá e soma 80 bares visitados

MARINGÁ – A Campanha “Se Liga no Trânsito – Se beber não dirija”, do Departamento de Trânsito do Paraná, chegou a Maringá na madrugada de quarta-feira (26).
Agora são quatro cidades visitadas pelas equipes do Detran, que devem passar ainda por Cascavel e Foz do Iguaçu para fechar a ação nos municípios paranaenses com os maiores índices de acidentes de trânsito durante a noite.
As abordagens educativas que acontecem dentro dos bares têm chamado a atenção de clientes e agradado também os proprietários. Os estabelecimentos são identificados com cartazes, toalhas de mesa, bolachas de chopp e guardanapos da ação.
Ao todo, 80 bares receberam os promotores e educadores do Departamento e a expectativa é somar 200 até o dia 14 de outubro, no encerramento das atividades.
“A campanha foi debatida com os parceiros. Conversamos com as associações dos bares e restaurantes, com as centrais de táxi e com as grandes empresas fabricantes de cerveja. O diálogo foi essencial para o sucesso das ações, que tem o objetivo de estimular o jovem que bebeu a voltar para casa de táxi ou de carona”, disse o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
O “Se Liga no Trânsito” é a primeira ação conjunta entre Governo do Estado e a inciativa privada na tentativa de fazer um trânsito mais seguro e conta com o apoio das principais companhias cervejeiras do país, reunidas no CervBrasil. A Ambev, por exemplo, doou dois mil bafômetros para as atividades.
BARES – Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – regional Paraná, Fabio Aguayo, a adesão se deu pela importância do tema. “Nós da Abrabar acreditamos que juntos, empresários, indústria, sociedade civil organizada e poder público podem melhorar as coisas trabalhando juntos em ações positivas”, disse.