Voluntários levam para as escolas o debate sobre cidadania e política

A importância da consciência cidadã e o combate à corrupção. Esses temas começaram a ser levados para os estabelecimentos de ensino da rede pública em Paranavaí.
Trata-se de uma ação do Comitê 9840 de Combate à Corrupção, criado para estimular as pessoas para a política, rejeitando práticas maléficas como a compra de voto.
As primeiras reuniões aconteceram na noite de anteontem nos Colégios Unidade Polo, Estadual e Leonel Franca. A intenção, como lembra a advogada Marilza Carvalho, é promover o debate, estimulando o jovem a se interessar pela política e a fiscalizar para que as regras de transparência e honestidade sejam respeitadas.
A advogada integra a assessoria de comunicação do Comitê. Informa que nestes primeiros debates participaram também o professor Paulo Roberto Brito (pela UNESPAR/FAFIPA), além de Alexandre Santiago, do Rotary Entre Rios. Para ontem à noite estavam previstas visitas aos Colégios Enira de Morais Ribeiro, Adélia Rossi Arnaldi e Marins Alves de Camargo.
DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS – Ainda na agenda, outros eventos importantes. Um deles é o debate entre os candidatos a prefeito, a ser realizado na sede da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Paranavaí. Será no dia 3 de outubro, às 19h15, numa parceria com a Rede de Rádios, conforme anunciou o presidente da AOB e coordenador do Comitê 9840, Fábio Franco.  
Outro momento importante desse trabalho será no dia 2 de outubro, às 20 horas. Trata-se de uma grande reunião prevista para o Centro de Conferências da UNESPAR/FAFIPA. Os voluntários do Comitê estarão debatendo com os acadêmicos e comunidade em geral, a importância do voto e da transparência dos pleitos.
O Comitê 9840 de Combate à Corrupção é formado por representantes de mais de 40 entidades locais. Nasceu com a finalidade de despertar para a importância da política e também para coibir abusos por parte de candidatos, especialmente a compra de votos. Outro item importante é divulgar as funções do prefeito e dos vereadores, muito confundidas atualmente.  
Quem souber de compra de votos ou de qualquer outra atitude ilícita em relação às eleições, pode denunciar para o Comitê, através do telefone (44) 3423-6645 ou do e-mail paranavai@comite9840pr.org.br. É preciso ter provas.
O nome do comitê é inspirado no número da lei da compra de votos (9840). Já a expressão “comitê” vem na contramão do conceito antigo de comitês eleitorais (sobretudo até a década de 1970), onde, à margem da ética, se fazia todo tipo de favor.