Vendaval provoca destelhamentos em Graciosa

Um vendaval no início da manhã de ontem provocou prejuízos no Distrito de Graciosa, em Paranavaí. A distribuição de energia elétrica ficou comprometida com a queda de 11 postes. Escolas e creche foram destelhadas e não atenderam os alunos. Uma casa na comunidade de São Cristóvão teve seu telhado arremessado a 50 metros e o barracão de uma marcenaria foi destruído por causa da força do vento.
Para restabelecer o abastecimento de energia elétrica foram deslocadas seis equipes (48 funcionários) da Copel e até o final da tarde a comunidade de São Cristóvão continuava sem energia. A previsão era que a energia seria restabelecida no período da noite.
A Prefeitura de Paranavaí encaminhou 15 funcionários das secretarias do Meio Ambiente e de Infraestrutura para fazer a poda de árvores que caíram e limpar os entulhos.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Eurípedes Lemes Silva, a prioridade era restabelecer as aulas e o serviço de creche. Lemes afirmou que as equipes levaram lonas para cobrir as casas destelhadas. Ele explicou que o prejuízo maior foi nos prédios de particulares, apesar de alguns danos em edificações públicas.
“Nossas equipes estão trabalhando para restabelecer os serviços na área da educação. Além disso, estamos com maquinários e homens fazendo a limpeza. Também visitamos as pessoas que tiveram prejuízo e nos colocamos à disposição para ajudá-las dentro do possível”, disse.
DEPOIMENTOS – A moradora Lindinalva Aparecida Berteli Holing teve a cobertura de sua residência totalmente destruída pelo vendaval. Parte do telhado foi encontrado a 50 metros da casa. Ela estava deitada e disse que ouviu o barulho de vento forte e levantou.
“Quando toquei na maçaneta da porta do quarto o telhado voou, parecia que alguém tinha dado um sopro. Fiquei sem ação, me encostei entre o guarda-roupa e a parede e entreguei na mão de Deus. Não sei precisar quanto tempo durou isso, mas jamais vou esquecer”, comentou a moradora.
O empresário James Dela Justina teve um barracão destruído pela força do vento. No local funcionava uma marcenaria e uma fábrica de carrocerias. De acordo com o empresário, o prejuízo foi superior a R$ 100 mil. James trabalhava para retirar o maquinário da chuva e depois iria até o banco para verificar se o seguro iria cobrir o prejuízo.
“Minha preocupação agora é instalar essa máquina em outro barracão. Mais do que nunca teremos que trabalhar para cobrir o prejuízo. Como o maquinário molhou, teremos que fazer uma manutenção antes de colocá-lo para funcionar. Por sorte ninguém se feriu, poderia ter sido pior”, afirmou o empresário.
SOLIDARIEDADE – O vendaval fez com que a comunidade se unisse para ajudar as pessoas que foram afetadas. Pedro Bernardes foi um dos voluntários que ajudaram na limpeza do Educandário Nossa Senhora do Carmo, parcialmente destelhado. O local ficou alagado. 178 crianças com idade de dois a 14 anos estudam no educandário. Ontem ficaram sem aula. Computadores, impressoras, TVs e DVDs molharam por causa do destelhamento.
“Estamos fazendo o que está ao nosso alcance. Hoje estamos colocando lonas porque é perigoso substituir as telhas que foram arrancadas pelo vento. Queremos reabrir amanhã (hoje) para evitar que as crianças percam conteúdo. Depois veremos quais os eletrônicos que não estragaram e poderão ser aproveitados”, disse.
Na Escola Municipal Professora Maria Schiroff Back também não houve aula por falta de energia elétrica. A diretora, Solange Back Dela Justina, disse que depois do vendaval teve uma tempestade que demorou cerca de 50 minutos.
“O vendaval foi rápido e logo em seguida caiu uma chuva forte e algumas pedras de granizo. Depois que entregamos as crianças tive dificuldade de voltar para casa. Havia muito entulho e um forte volume de água. Somente carro grande conseguia passar pelo local”, afirmou.
SIMEPAR – No site do SIMEPAR (Sistema Meteorológico do Paraná) foi noticiado que algumas cidades do Paraná foram atingidas por temporais no início da manhã de ontem. A região Noroeste foi uma das citadas pelos meteorologistas. Na estação de Paranavaí houve o registro apenas de ventos moderados de 44 quilômetros e até às 9h30 de ontem havia chovido 25,2 milímetros.
Hoje não existe previsão de chuvas. O tempo deverá ter céu claro nos três períodos do dia e a temperatura mínima será de 11ºC e a máxima será de 22ºC. Para essa semana não existe previsão de mais chuva.