Panfletagem chama a atenção para prevenção de acidentes

Como parte da Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25 de setembro), Paranavaí está realizando um trabalho de conscientização. Ontem, pela segunda vez, foi realizada uma panfletagem junto a motoristas e outros usuários das vias públicas. O trabalho aconteceu no cruzamento da Avenida Paraná com Ruas Getúlio Vargas e Marechal Cândido Rondon.
O material educativo alerta para os cuidados, advertindo que “você pode ser a próxima vítima no trânsito”. Os organizadores lembram que Paranavaí 51.146 veículos emplacados. Deste total, 32,7% ou 16.733 são motocicletas. Por causa desse número e do grande volume de acidentes com esse tipo de veículo, as motos e os motociclistas estão no foco da campanha.
Para reforçar a necessidade de prevenção, basta lembrar que o plantão da Polícia Militar registrou anteontem seis acidentes de trânsito. Todos tiveram motos envolvidas e cinco deixaram pessoas feridas.
O trânsito é a terceira causa de mortes no Brasil, atrás apenas das doenças do coração e do câncer. São mais de 43 mil vítimas ao ano. Os principais fatores que causam acidentes são excesso de velocidade, dirigir alcoolizado, imprudência e autoconfiança.
Para se proteger, a campanha dá dicas simples, que precisam ser seguidas: respeite os limites de velocidade; mantenha a distância de outros veículos; Não “costure” o trânsito entre os veículos em movimento; respeite a sinalização, fique atento aos cruzamentos; só ultrapasse onde é permitido e sempre pela esquerda.
OUTRAS ATIVIDADES – Ainda como parte das atividades da Semana do Trânsito haverá peça de teatro nos dias 24 e 25 de setembro. Também nestas datas, coordenador da Ditran – Diretoria de Trânsito – fará palestras para alunos da 4ª série do ensino fundamental. As palestras serão pela manhã e à tarde, de acordo com uma escala elaborada para atender o maior número de estudantes.
São parceiro destas atividades: Unimed, Ditran, 4A Comunicação, Detran PR, Secretaria de Estado da Saúde, VCP, Fafipa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Aciap, IFPR, Conselho Comunitário de Segurança, Fatecie, Unipar, Codep, Lions Club, Manseg Corretora e Seguros, Câmara de Vereadores e Prefeitura do município.