Voluntários definem agenda de trabalho do comitê de combate à corrupção
Voluntários do Comitê 9840 de Combate à Corrupção em Paranavaí definiram uma série de ações para os próximos dias. É a agenda de trabalho que pretende levar conscientização às pessoas sobre o ato de votar. Impedir a compra de votos, esclarecer a função de vereadores e o funcionamento do processo eleitoral são alguns desafios.
As lideranças que representam mais de 40 entidades que formaram o comitê na última terça-feira estiveram ontem pela manhã no Diário do Noroeste e foram recebidas pelo diretor Euclides Bogoni. Elas detalharam as ações e receberam o apoio do jornal para divulgar a iniciativa.
Uma das possibilidades é a parceria com o Projeto Ler Para Crescer, que concluiu um trabalho de conscientização, através da Campanha Ação Cidadã. A soma de esforços, como sugere o diretor da Universidade Estadual do Paraná – Unespar/Fafipa – Campus de Paranavaí, Antônio Rodrigues Varela Neto, pode antecipar a conquista de objetivos.
Também foi citada a enquete desenvolvida pela Ação Cidadã. Ela mostrou que 41% das 500 pessoas ouvidas declararam não saber a função do vereador. Aliás, o desinteresse pela política é outra preocupação do comitê.
ATIVIDADES – Também o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, Fábio Franco, falou das ações planejadas. Dentre elas, visitas aos estabelecimentos de ensino e panfletagem.
Uma etapa de panfletagem será no centro da cidade, antecipa o advogado Anderson Donizete dos Santos.
Outra atividade integrante do comitê será o debate entre os candidatos a prefeito, previsto para o dia 3 de outubro na sede da OAB. O evento conta com a parceria da Rede de Rádios, detalha Franco.
A advogada Marilza Carvalho, da assessoria de comunicação do comitê, divulgou o facebook do comitê. Ainda dentre os canais de comunicação da organização estão o telefone (44) 3423-6645 e o e-mail paranavai@comite9840pr.org.br.
O nome do comitê é inspirado no número da lei da compra de votos (9840). Já a expressão “comitê” vem na contramão do conceito antigo de comitês eleitorais (sobretudo até a década de 1970), onde, à margem da ética, se fazia todo tipo de favor.
PARTICIPANTES – Para fins de organização, o Comitê 9840 ficou assim constituído: 1º secretário – Anderson Donizete dos Santos; 2º secretário – Nilo Ramos; 3º secretário – Mauricio Gehlen; 4º secretário – Fábio Tranin; 5ª secretária – Elzi Garbo; assessores de comunicação – Marilza Carvalho e Rubens Júnior.
Comissão de Organização de Palestras em Escolas e Clubes de Serviço: Antônio Rodrigues Varela Neto, Alexandre Santiago. Comissão de Acolhimento de Denúncias: Jaime Moura Jorge Júnior, Vinicius Baraldi e José Ricardo Pereira.