Conselho Municipal do Idoso centraliza atendimentos à 3ª idade em Paranavaí

É muito importante que a sociedade e o Poder Público dediquem atenção especial à qualidade de vida, saúde, bem-estar social, físico e psíquico da terceira idade.
O Estatuto do Idoso fixa, no seu artigo 3º: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e a convivência familiar e comunitária”.
Em Paranavaí, foi constituído o Conselho Municipal do Idoso, que vem, nos últimos anos, centralizando a política de atendimento a essas pessoas. O Conselho foi formado com a metade de membros da comunidade e a metade governamental, todos voluntários.
Existe a Casa Lar do Idoso, que reúne seis pessoas do sexo masculino, e o Centro Dia do Idoso (municipal), com 10, homens e mulheres.
E está sendo implantado o Centro Municipal do Idoso e a República do Idoso. Mas tudo funciona pela administração do Conselho, que agora ganhará uma casa para atendimento.
O atendimento não é restrito no Conselho, mas funciona com a colaboração e envolvimento dos asilos, da Secretaria de Assistência Social, da Prefeitura de Paranavaí e agiliza o encaminhamento dos idosos junto a suas famílias, com a colaboração do Corpo de Bombeiros e outras entidades constituídas da sociedade.
O Conselho é constituído de 18 membros, tendo como presidente, Vilma Schalkowski Baptista, além de Leonor Araújo Cardoso, Guilhermo Rodrigo da Cruz (que representa a Câmara Municipal de Paranavaí), Ivete Silva Rodrigues (que representa o CREAS) e Márcia Faraum dos Santos (Assistente Social, que presta atendimento ao Centro Dia do Idoso).
O Conselho tem sua sede na Rua Pará, 1.125, e tem suas reuniões às segundas e terças-feiras do mês.
A presidente Vilma Schalkowski Baptista informou que o Conselho vem recebendo forte colaboração da administração do Município, o que permite a ampliação das atividades no atendimento à terceira idade.