Incêndio em pensão deixa duas pessoas feridas

Duas pessoas ficaram feridas em um incêndio na manhã de ontem, em Paranavaí. Um homem de 93 anos foi ferido pelos escombros, quando tentava fugir das chamas, e outro de 64 anos, cadeirante, teve 30% do corpo queimado.
Até a tarde de ontem, este último encontrava-se internado na Santa Casa, em estado greve, com possível queimadura das vias aéreas.
De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros Marcos Antônio da Silva, chefe do socorro, em uma área de aproximadamente 200 metros quadrados de edificação, as chamas consumiram cerca de 60 metros quadrados. Foi na Rua Amapá, na região central da cidade.
No local, funciona uma pensão que abriga idosos, e o fato de ser uma casa de madeira facilitou a propagação do fogo. “Chegamos quatro minutos após o chamado. Se não fosse o trabalho de contenção das chamas, todos os quartos poderiam ter sido queimados e mais pessoas sairiam feridas”, disse Silva.
Um levantamento está sendo feito para identificar a causa do incêndio, mas a probabilidade é de que tenha sido provocado por descuido dos próprios moradores, conforme destacou o sargento do Corpo de Bombeiros.
Segundo ele, a pensão conta com extintores, mas não possui, por exemplo, iluminação de saída de emergência. Sem este item, o sistema preventivo fica incompleto, o que impede o estabelecimento de receber o certificado de vistoria, exigência para o alvará de funcionamento.
O trabalho de contenção do incêndio na manhã de ontem contou com o apoio da Polícia Militar, que destacou cinco homens e duas viaturas para o local. Eles atuaram principalmente no isolamento da área, para evitar que as pessoas que acompanhavam o combate às chamas se aproximassem do fogo e se ferissem.