Banda de Paranavaí conquista espaço no cenário musical da região

Sentados à mesa de um bar, os amigos conversavam sobre o dia a dia, o mundo, a vida. Concordaram que seria boa ideia se juntarem para formar uma banda, afinal, a música sempre fez parte da trajetória dos três: Bruno Belilia, Nubia Rafaela e Paulo Oliveira.
Empolgados com a possibilidade de tocarem juntos, fizeram dos planos para a banda o principal assunto da noite. A parceria estava formada. Conversaram com Guilherme Ribeiro, que gostou da ideia e decidiu fazer parte do projeto.
Assim, há pouco mais de dois anos, tinha início a história da banda Domínio Livre, de Paranavaí. Escolheram músicas, ensaiaram e saíram em busca de espaço para se apresentarem. Aos poucos, foram mostrando que talento não lhes falta.
Durante o percurso, quando ainda davam os primeiros passos, Guilherme Ribeiro precisou sair. Convidaram Douglas Batista para fazer parte do grupo. Ele aceitou o desafio e em pouco tempo já estava adaptado à proposta da banda.
Os quatro amigos seguiram com apresentações em diferentes eventos e casas noturnas. Foram conquistando admiradores e ampliando o repertório: além dos covers, passaram a incluir canções autorais.
Uma dessas músicas, Juízo Final, foi classificada para o 52º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup), em 2017. Agora, a banda já contava com mais dois integrantes, Arthur Belanda e Ginaldo Balbo.
Juntos, os seis integrantes da Domínio Livre viajam para cidades próximas a Paranavaí para fazerem shows. Têm um público caloroso em Campo Mourão. Também se apresentam com frequência em Maringá.
No final do ano passado, organizaram o Domínio Livre Sunset Festival. O evento foi realizado na sede da Associação dos Vereadores e Servidores de Paranavaí (Asserve) e contou com a participação de outras duas bandas, Guglielmi Trio e Red Velvet.
ESTILO DA BANDA – Bruno Belilia destaca que rock e MPB são predominantes no repertório da Domínio Livre, mas também tem espaço para outros estilos. Na maioria das vezes, fazem releituras de músicas conhecidas, acrescentam metais e transformam o ritmo.
A escolha das canções para cada apresentação é feita de acordo com o local em que tocam. Nubia Rafaela explica que a lista de opções é ampla, por isso, é possível fazer algumas adaptações para chegar mais perto do público e da proposta do ambiente.
MÚSICAS AUTORAIS – A banda soma cinco canções autorais. Letra e música geralmente são criadas em conjunto, a partir de fatos do dia a dia, de acontecimentos marcantes, de situações que mexem com a emoção dos seis integrantes.
Por enquanto, misturam as canções próprias aos covers, mas o desejo é conseguir espaço no mercado para tocarem apenas as autorais. Na avaliação de Nubia Rafaela, o caminho até chegar a esse cenário é longo, mas possível. “Vamos fazer isso aos poucos”.
Bruno Belilia afirma que as oportunidades para bandas autorais são restritas em Paranavaí. Nubia Rafaela concorda: “A cena em Paranavaí não é forte”. Na maioria das vezes, a chance está em eventos organizados pelos próprios músicos da cidade. “Precisamos buscar espaço fora”, diz Paulo Oliveira.
NOME DA BANDA – No início da história, os amigos tinham a banda, mas precisavam escolher o nome. Tiveram inúmeras ideias, no entanto sempre esbarravam no fato de outra banda já ter usado.
Durante as pesquisas, preocuparam-se em verificar se os nomes sugeridos já possuíam o chamado domínio na internet, que é o registro feito para manter um site. Comentavam: “O domínio já existe”, “o domínio não está livre”, “não tem domínio livre”. Opa!, espere um pouco. Domínio Livre. E assim ficou.
FORMAÇÃO – Os seis integrantes têm longas trajetórias ligadas à música. Participaram ou participam de outras bandas, frequentam eventos organizados por músicos da cidade, fazem shows em festivais.
Nubia Rafaela é vocalista. Paulo Oliveira, baterista. Bruno Belilia, guitarrista. Douglas Batista, baixista. Arthur Belanda, saxofonista. Ginaldo Balbo, trompetista.
REDES SOCIAIS – A banda mantém uma página no Facebook, um canal no Youtube e um perfil no Instagram. Para acessar, basta procurar pelo nome do grupo, ou seja, Domínio Livre. É possível verificar a agenda de shows, assistir a vídeos dos ensaios e dos bastidores dos shows e acompanhar um pouco mais da história dos músicos.