Aumento no consumo de água provoca desabastecimento em cidades da região
O grande problema está na falta de conscientização da população, diz Rech. “Por causa da poeira e da sujeira provocadas pelas árvores, os moradores lavam as calçadas uma ou duas vezes por dia”.
O gerente regional da Sanepar revela estar preocupado com as próximas estações do ano. O inverno com calor atípico pode ser uma indicação de que na primavera e no verão o consumo de água será ainda maior.
Uma das soluções encontradas pela Sanepar é ampliar o sistema de abastecimento, como será feito nos bairros Doutor Siqueira e Santos Dumont, em Paranavaí.
Rech orienta os moradores sobre o consumo consciente da água: reduza a lavagem diária de roupa; utilize a água do último enxague do tanque ou da máquina para lavar tapetes, tênis, calçadas e pisos; prefira o balde à mangueira, para reduzir o desperdício; varra a sujeira antes de lavar a calçada; evite lavar o carro com muita frequência; e reduza o tempo do banho.
Por enquanto, o nível dos mananciais que abastecem Paranavaí não foi prejudicado pela seca, mas se não chover suficientemente nos próximos dias, o desabastecimento pode atingir a cidade, e se estender a outros municípios da região.
Umidade relativa do ar chega a 12% em Paranavaí
A temperatura em Paranavaí chegou aos 35,8 graus na tarde de ontem. A umidade relativa do ar atingiu 12%, colocando a cidade em estado de emergência. As informações são da meteorologista do Simepar Ângela Beatriz Costa, que aponta a possibilidade de chuva para a região nesta terça-feira. “Mas na quarta-feira a condição de estabilidade deve voltar e o tempo seco continua”, diz.
Uma das recomendações de Ângela para amenizar os efeitos do tempo seco é o consumo constante de líquido. Ela também orienta que as pessoas evitem a exposição ao sol e a prática de atividades físicas das 10 às 16 horas.
Nas escolas municipais e estaduais, por exemplo, ainda não existe alteração na rotina das aulas. A secretária municipal de Educação, Cida Gonçalves, afirmou que o governo estadual ainda não repassou qualquer orientação para as escolas de Paranavaí, informação confirmada pelo Núcleo Regional de Educação.
Mas os professores têm incentivado os alunos a ingerirem bastante água ao longo do período de aula. Além disso, os professores estão evitando realizar atividades que exponham os estudantes ao sol, optando por utilizar locais cobertos. (RS)