A Semana da Pátria foi destaque no horário eleitoral em Paranavaí

Concluída a Semana da Pátria, vale o registro do espaço no horário eleitoral gratuito destinado ao tema pelos candidatos a prefeito de Paranavaí.
Levando em conta os dois primeiros colocados na única pesquisa de opinião pública divulgada até então (IBOPE/RPCTV), César Alexandre (do PT), optou por manter uma tarja em verde e amarelo desde o dia 1º. Já a chapa de Rogério Lorenzetti (PMDB) dedicou todo o programa de anteontem para o tema.
Candidato à reeleição, Lorenzetti fez um histórico da cidade, ligando o patriotismo ao amor pelo lugar onde cada um vive. Mostrou o crescimento ao longo dos anos e fez menção aos 60 anos da cidade a serem comemorados em dezembro.
Mostrou depoimentos de pessoas e guardou espaço para ele e seu vice Rubens Felippe discorrerem sobre o tema. Tudo isso sem deixar de lado as alegadas conquistas do atual período e a possibilidade de novas benfeitorias para o futuro.
O DEBATE SOBRE HOSPITAL MUNICIPAL – Já Alexandre optou pela manutenção do programa exibido na última quarta-feira à noite. Nele, o candidato reitera a defesa do hospital municipal para resolver os problemas das filas no PA e da falta de leitos no sistema público. Ilustra com o exemplo prático de Nova Esperança e depoimentos de profissionais daquela cidade falando do que seriam maravilhas de uma instituição pública com tais características.
O candidato polarizou a questão, pontuando que é favorável, uma referência ao fato de que a situação vem desconstruindo a ideia do hospital municipal, sob o argumento de que terá baixa resolutividade. Portanto, advoga, não resolveria o problema da falta de leitos de média e alta complexidade.
Para a situação, está havendo um debate político e não técnico do tema. Ainda assim, deve permanecer pelo menos até a eleição, já que na rua a saúde é o assunto preferido tanto do eleitor quanto dos candidatos. Tem dominado ainda as falas do horário eleitoral, inclusive entre os candidatos a vereador.
ALTERNATIVA SOCIALISTA – Enquanto isso, o candidato Ivan Bernardo, da Coligação Paranavaí Socialista (PSTU/PSOL), mantém o mesmo programa desde o início da campanha, falando das propostas e pedindo o voto. Sem entrar no mérito do prejuízo mercadológico (de marketing) que tal estratégia implica, faz parte do orçamento apertado da coligação.
Bernardo diz em suas entrevistas que não aceita doações de empresas e nem de pessoas que não estejam comprometidas com os ideais. O teto de gastos da sua campanha será R$ 10 mil, conforme declarado ao TRE – Tribunal Regional Eleitoral – por ocasião do registro das chapas.
Portanto, dentro desses limites, mantém o recado básico da defesa da escola pública, da saúde (também defende um hospital municipal) e da valorização dos trabalhadores. O próximo programa dos candidatos no rádio e na TV será amanhã.