Cafeterias crescem e conquistam consumidores
#IMG02Seguindo uma tendência do mercado nacional, as cafeterias em Paranavaí têm conquistado cada vez mais espaço e o gosto do consumidor. Com ambientes agradáveis, o prazer de saborear um bom café tem se tornado um momento único para diminuir o estresse do dia a dia.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o café é o alimento mais consumido pelos brasileiros. O hábito de tomar café no balcão, em pé ou em Cafeterias Gourmet, continua crescendo a cada dia. Os números indicam que o consumo de café fora de casa aumentou 300% de 2003 a 2010.
De olho nesse mercado que não para de crescer, empresários paranavaienses estão investindo nesse segmento. O Diário do Noroeste conversou com duas empresárias que investiram nesse setor e que estão felizes com o retorno.
Sylvia Letícia Bettin Polaquini, há um ano e meio abriu o Espaço Café, no térreo do Edifício Barão do Rio Branco. Ela explica que o local tem um conceito próprio e que visa o bem-estar dos clientes. Sylvia afirma que trabalhar com café tornou-se muito prazeroso e que investiu certo ao montar o negócio.
Com um cardápio com mais de 20 tipos de café (quente e frio), a empresária diz que gradativamente as pessoas estão aprendendo a saborear melhor a bebida. Um dos segredos para ganhar mais clientela é trabalhar com produtos de qualidade, diz a empresária.
“Só trabalhamos com produtos de primeira linha. Isso faz com que nossos clientes sintam melhor o gosto do café. Nossa mentalidade é de transformar a pausa para o café em um momento para que as pessoas se desestressem. Tentamos fazer o momento do cafezinho ainda mais gostoso”, disse.
A empresária do setor de combustível, Marines Amatuzze Costa, conseguiu enxergar esse contexto e aproveitou a oportunidade de mercado. Há quase cinco anos, montou uma cafeteria na loja de conveniência, no Posto Bracar.
A empresária explica que a correria do dia a dia faz com que as pessoas queiram encontrar um momento para descansar a cabeça e relaxar.
Partindo desse princípio, pensou em proporcionar esse espaço enquanto os clientes abastecem seus veículos. Marines comentou que no início os clientes iam à cafeteria enquanto abasteciam os veículos, porém, hoje, mesmo sem abastecer eles vão ao local para relaxar e saborear um bom café.
“Nossa mentalidade desde o início foi de ter um diferencial no atendimento ao cliente. Temos variados tipos de café e ainda oferecemos um cardápio com diversas opções. Não importa se é no período da manhã, no almoço e até mesmo no happy hour com amigos. O que sempre procuramos é oferecer aquilo que o cliente sonha e deseja”, fala a empresária.
DIVERSIFICAÇÃO – A diversidade tem sido uma das principais características das atuais cafeterias. Além do café, os clientes podem tomar chás gelados, iogurtes naturais, chocolates gelados, refrigerantes, sucos e vários lanches.
O que o mercado indica é a ideia de ter várias opções no cardápio. As pessoas não podem ter medo de variar, é comum ver no cardápio café com gelo, com sorvete e com vários outros ingredientes. Isso acaba incrementando a bebida. O que a princípio pode ser considerado esquisito e rejeitado por muitos, acaba caindo na graça de quem prova.