Processo de consolidação da Unespar está dentro dos prazos previstos

Criada em 2001, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) ainda não está legalmente constituída e depende do cumprimento de uma série de etapas burocráticas e pedagógicas, mas o processo está se desenvolvendo dentro dos prazos previstos.
Foi o que garantiu o diretor geral da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Sérgio de Jesus Vieira.
Ele esteve ontem em Paranavaí para a inauguração do Centro de Conferências da Unespar/Fafipa, uma cerimônia que reuniu diretores e representantes das outras instituições que integram a instituição estadual. O vice-reitor da Unespar, Marco Aurélio Visintin, também prestigiou a solenidade.
Vieira afirmou: “Se atropelarmos qualquer uma dessas etapas, o processo pode ser cancelado”. Mesmo assim, foi categórico ao dizer que “a Unespar está praticamente consolidada”. O argumento foi reforçado pelo vice-reitor Visintin: “Aqui está se consolidando uma nova universidade, que já nasceu grande”.
REITORIA – Questionado sobre a instalação da reitoria da Unespar, o vice-reitor explicou que o Conselho Universitário já votou e ratificou a decisão. A escolha é Curitiba, e só haverá mudanças se a Assembleia Legislativa do Paraná assim determinar. “Os deputados criam as leis. A decisão final é deles”, disse.
Visintin elogiou a comunidade acadêmica da Fafipa, que defende a instalação da reitoria da Unespar em Paranavaí. “Todos estão empenhados e estão lutando arduamente para isso”. Segundo ele, a definição é, agora, uma questão política.

Inaugurado o Centro de Conferências da Unespar/Fafipa
Com espaço para acomodar 500 pessoas, o Centro de Conferências da Unespar/Fafipa foi inaugurado ontem. Trata-se de um ambiente destinado a eventos, tais como apresentações culturais, exposições e semanas pedagógicas, entre outros.
O diretor Antônio Rodrigues Varela destacou que há mais de 30 anos a instituição reivindicava um espaço como o inaugurado ontem, por isso, a conquista é de toda a comunidade acadêmica que esperou por tanto tempo.
Varela agradeceu a todos os envolvidos na construção do Centro de Conferências: governo do estado, professores e funcionários da Fafipa, deputado Teruo Kato, vereadores e administração municipal, acadêmicos e sociedade.
Segundo o diretor, a instituição investia cerca de R$ 52 mil por ano na locação de espaços destinados a eventos. A conta não inclui os valores cobrados por aparelhagens de som e iluminação. “Teremos uma grande economia”, disse.
O prefeito de Paranavaí em exercício, Alziro Meli Lopes, disse se tratar de um momento ímpar para a cidade, que ganha um espaço destinado ao enriquecimento do conhecimento. “É muito importante para todos nós”, afirmou. (RS)

Pista de atletismo receberá novos investimentos
Recentemente inaugurada, a pista de atletismo da Unespar/Fafipa receberá novos investimentos. A confirmação foi feita ao deputado estadual Teruo Kato pelo secretário de Estado de Esportes, Evandro Roman. Os recursos serão da ordem de R$ 1,8 milhão, e o processo para a liberação da verba já está em andamento.
De acordo com o diretor do campus da Unespar em Paranavaí, Antônio Rodrigues Varela, o dinheiro será aplicado em melhorias na pista de atletismo. Um piso sintético será construído e uma estrutura de apoio será erguida. Com isso, será possível, inclusive, realizar competições internacionais.
Varela garantiu que não se trata de uma nova obra, mas de uma adaptação. Significa, disse ele, que os recursos anteriormente aplicados não serão perdidos. (RS)