Telefonia fixa é campeã de reclamações em Paranavaí

As faturas telefônicas lideram o ranking de reclamações registradas no Procon de Paranavaí. São mais de 20 todos os dias. De acordo com a fiscal Letícia Buckner, a maior dificuldade enfrentada pelos consumidores é a cobrança indevida de planos. A telefonia fixa é a grande vilã, com oito atendimentos a cada dez relacionados ao problema.
Letícia explicou que em todos os casos são feitos contatos com as empresas. O prazo para que uma solução seja apresentada é de cinco dias úteis. Se o problema não for resolvido, o Procon abre processo administrativo contra a empresa acionada.
Segundo a fiscal do órgão de defesa do consumidor em Paranavaí, sempre que os clientes entrarem em contato com as empresas de telefonia devem anotar o protocolo e a data da ligação, além do nome do atendente. “É uma segurança. Todas as vezes que resolvemos o problema no primeiro contato, tínhamos essas informações em mãos”, disse Letícia.
TELEFONIA MÓVEL – As reclamações sobre a telefonia móvel ainda são poucas no Procon de Paranavaí.
Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu a operadora TIM de vender novas linhas no Paraná durante onze dias.
A decisão, no entanto, não teve impacto sobre os atendimentos realizados aos consumidores da cidade.
OUTROS PROBLEMAS – O Procon de Paranavaí tem registrado grande volume de reclamações de consumidores que se sentem lesados por financeiras, com a cobrança de taxas abusivas sobre as parcelas do financiamento.
Problemas com cartões de crédito também são comuns, conforme apontou a fiscal Letícia Buckner.