Biamputado, Oscar Pistorius vai à semifinal dos 400 m

Medalhista de ouro na paraolimpíada, o sul-africano Oscar Pistorius se tornou o primeiro atleta sem parte das pernas a correr em uma Olimpíada. Pistorius se classificou para as semifinais dos 400 m após marcar o tempo de 45s44, o segundo melhor de sua bateria que reunia cinco corredores.

O objetivo do corredor é obter um tempo abaixo de 45s em Londres. Ele também correrá nos revezamento de 4 x 400 m pela África do Sul em Londres. Também disputará, 15 dias depois, as Paraolimpíadas.

Conhecido como ‘Blade Runner’ ou ‘o homem mais rápido sem pernas’, Oscar Pistorius integrou o revezamento sul-africano do 4 x 400 m que conquistou a medalha de prata no Mundial de 2011 na Coreia do Sul, apesar de não ter disputado a final.

Pistorius usa pernas artificiais de fibra de carbono e foi aceito em competições oficiais a partir de 2008, quando o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou um recurso da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que alegava que as pernas artificiais representavam uma vantagem injusta.

Bolt
O jamaicano Usain Bolt fez uma corrida de 100 m para evitar o desgaste em sua estreia na Olimpíada de Londres-2012. Ele marcou o tempo de 10s09, que não é nem a melhor marca. Mas foi o suficiente para vencer sua bateria e passar às semifinais.

Como de hábito, ele fez suas brincadeiras quando foi anunciado pelo estádio, com gestos com braços. E até imitava uma bateria de acordo com a música.

Já o brasileiro Nilson André acabou com o quinto tempo (10s26). A marca foi insuficiente para colocá-lo nas semifinais.