IPC-S aponta redução no preço da carne bovina, mas queda não chega a Paranavaí

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) revelou que a inflação em todo o Brasil desacelerou na última semana de julho, em comparação com o período anterior. O produto que mais contribuiu para a redução foi a carne bovina, mas apesar da baixa registrada no cenário nacional, em Paranavaí os preços foram mantidos.
É o que afirma Jair Dalolio, proprietário de um açougue da cidade. “Os preços para o consumidor continuam estáveis e não temos previsão de queda”. O que o empresário notou foram elevações de 10% sobre o preço do frango e de 30% sobre o valor cobrado pelo quilo da carne de porco.
Rita de Cássia Marciano Harada, proprietária de outro açougue de Paranavaí, confirma a tendência. Segundo ela, os fornecedores mantiveram o preço da carne nobre, o que não possibilitou repassar qualquer redução de valores para os consumidores. Frango e porco, reiterou, sofreram aumento.
Em alguns supermercados da cidade, os fornecedores já sinalizaram com a possibilidade de reduzir preços. A queda se deve à diminuição da exportação da carne bovina para países europeus, um fator decisivo para a redução no mercado interno.
Apesar disso, mesmo nos supermercados, não houve queda nos preços, e a expectativa é de que só seja percebida a partir da próxima semana.