Na volta às aulas, recomendação é proteger os alunos contra as doenças respiratórias

Mais de 46 mil alunos voltaram às salas de aula nas escolas municipais de Paranavaí e nas escolas estaduais de toda a região. O retorno dos estudantes foi acompanhado de uma série de orientações e medidas de prevenção às doenças respiratórias.
Nas 28 instituições de ensino municipais de Paranavaí e nas 46 escolas estaduais da região, todas as salas de aula contam com álcool em gel, para higienização dos alunos e professores. Trata-se de uma ação proposta pelo governo estadual para evitar as doenças infecto-contagiosas, em especial a Gripe Influenza H1N1.
A secretária de Educação de Paranavaí, Cida Gonçalves, afirmou que os pais também estão sendo orientados para que não levem os filhos para a escola se perceberem qualquer sintoma de gripe. Caso contrário, não há motivo para deixar as crianças em casa. “Não é preciso entrar em pânico”, disse a secretária.
Ao todo são quase 7 mil crianças de volta aos centros de educação infantil e às escolas municipais de Paranavaí. A boa notícia é que as crianças com menos de seis anos ainda podem ser vacinadas contra a gripe. “Os pais devem levar os filhos até a Casa da Vacina, levando a caderneta de vacinação”, destacou Cida Gonçalves.
Nas escolas estaduais atendidas pelo Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, são 39.372 alunos. De acordo com Sandra Araújo, secretária da chefia, muitos pais se mostraram relutantes em levar os filhos para a escola, mas ela garantiu que todos os cuidados estão sendo tomados para evitar o contágio dos estudantes por doenças respiratórias.
PRONTO ATENDIMENTO – A enfermeira Maria Gomes, servidora do Pronto Atendimento Municipal de Paranavaí, afirmou que na tarde de ontem não havia internamentos de crianças com sintomas de gripe. Mesmo assim, garantiu que os casos de pessoas que buscam atendimento médico por causa das doenças respiratórias têm sido constantes.
Maria Gomes deu algumas orientações simples, porém decisivas na prevenção à gripe. “Manter a casa sempre ventilada, lavar bem as mãos e utilizar o álcool em gel. Quem estiver gripado deve evitar contato com outras pessoas. Se o médico receitar o antiviral, o paciente precisa usar a máscara por cinco dias”.
E para quem apresentar sintomas de doenças respiratórias, o ideal é que busquem o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde. “O ideal é procurar o Pronto Atendimento somente quando os postinhos estiverem fechados”, disse a enfermeira.