Não se apegue a seus problemas
A cada um de nós foi concedido o completo controle da própria mente. Não se aprende a controlar a mente na escola. E, em geral, não temos ninguém para nos guiar quando nossa mente está perturbada. É por isso que devemos reservar um tempo para fazer uma introspecção e repassar tudo o que pensamos e sentimos.
Todos nós, sem exceção, temos nossas questões e problemas com os quais temos de lidar – situações que perturbam nossa mente.
E se você não consegue identificar nenhum problema que possa estar enfrentando, o problema pode ser justamente este: talvez não faça a menor ideia do que está acontecendo em sua vida. Sua mente pode estar preenchida com pensamentos e emoções banais.
Não faz nenhum sentido competir quanto ao número ou a gravidade dos problemas que encaramos na vida. Se você acha que tem um problema excepcionalmente difícil, que ninguém mais possui, na verdade está sendo arrogante.
Há grande quantidade de pessoas que vive em agonia, com problemas semelhantes ao seu e passando pelo mesmo tipo de sofrimento. Dificuldades não são exclusividade nossa.
Uma vez que compreendemos isso, devemos fazer uma análise profunda de nosso estado mental atual sob uma nova luz, mudando nossa perspectiva.
Nossa angústia pode ser causada pelo hábito de ficarmos apegados a nossos problemas. O grau de nosso sofrimento emocional se deve em grande parte à maneira como reagimos e lidamos com eles.
*As reflexões desta coluna são extraídas de “O Milagre da Meditação”, do autor e líder espiritual japonês Ryuho Okawa (IRH Press do Brasil), que acaba de ser lançado.