Pássaros resgatadas e devolvidos à natureza

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) confirmou ontem que soltou quatro pássaros resgatados. Eles estavam em residências de forma irregular, mas não houve necessidade de autuação, já que se tratou de devolução voluntária.
O chefe do Escritório Regional do IAP em Paranavaí, Mauro Braga, confirmou que os casos foram registrados em Santo Antônio do Caiuá e Terra Rica. São pessoas simples, que estavam na posse dos animais por desconhecimento da lei. Por isso, não houve necessidade de autuação, reforça, lembrando que a lei prevê o ato de devolução voluntária, sem sanções.
Mauro Braga aproveita para fazer um alerta de que ninguém deve manter pássaros em cativeiro, sem autorização específica e pagamento das taxas, além de cumprir critérios técnicos como metragem do espaço de criação e manejo.  
Portanto, para evitar aborrecimentos, sugere que as pessoas se informem e nunca aprisionem animais, sob pena de punições. Ainda sobre o caso de ontem, atenta que os dois que fizeram devolução voluntária não possuem histórico anterior por tal infração.