Amor infinito
Rogério Lorenzetti*
O amor é um dos mais nobres sentimentos humanos, supera a gratidão e a solidariedade, complementando os mesmos e outros, não menos importantes.
De todas as formas de amor existentes, acredito que nenhuma supera o maternal. A maioria das mães, mesmo com recursos muitas vezes insuficientes, conseguem dar cabo da nobre tarefa de criar e educar os filhos que a providência divina confia a elas.
A atenção dispensada aos filhos pelas mães é fundamental para formar adultos bem resolvidos e novas gerações com princípios sólidos que permitam a convivência entre as pessoas de forma a possibilitar a harmonia necessária ao desenvolvimento humano.
Uma mãe dificilmente abandona seus filhos, seja nas delegacias, hospitais, presídios, postos de saúde, centros de atendimento à saúde mental, APAES, ou por qualquer infortúnio causado pela vida, lá está ela, um verdadeiro anjo na defesa da sua eterna criança.
Sou muito grato a minha mãe, seja pelo fato de desempenhar uma das mais nobres profissões como professora, seja por ter me criado com princípios sólidos e uma educação primorosa de respeito às pessoas, valorizando sempre o trabalho e a família.
Hoje idosa frágil, ela foi valente em enfrentar, como pioneira desta região, os desafios que a colonização do Noroeste do Paraná exigiu dela e dos demais habitantes, quando do início da nossa urbanização.
Deixou um legado importante e um exemplo de exercício profissional para aqueles que, como eu, tiveram o privilégio de passar pelas suas mãos como educadora.
Que Deus abençoe as mães neste que é seu dia e sempre, acompanhando e protegendo elas no exercício da nobre missão de gerar, educar e prover nossas futuras gerações.
*Rogério Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período 2009/2016